Meio Bit » Arquivo » Games » A inteligência artificial que está aprendendo a jogar Mario Bros.

A inteligência artificial que está aprendendo a jogar Mario Bros.

Para participar de competição, alunos de universidade alemã criam inteligência artifical capaz de reconhecer comandos por voz, tomar suas próprias decisões e jogar um game do Mario.

9 anos atrás

mario-lives

No próximo dia 29 acontecerá o AAAI Video Competition, evento que premiará projetos que visam tornar a inteligência artificial melhor e para participar da competição, alguns alunos e professores da University of Tübingen, Alemanha, estão criando algo que provavelmente encantará qualquer jogador de videogame.

Conhecido como “Mario Lives! An Adaptive Learning AI Approach for Generating a Living and Conversing Mario Agent”, o projeto consiste basicamente em uma IA capaz de aprender alguns conceitos básicos para jogar sozinha um game do encanador, o que pode ser bastante simples para quem cresceu encarando o clássico da Nintendo, mas que se mostra um grande desafio para um computador.

Usando a ferramenta de comandos de voz Sphinx, da Carnegie Mellon University, o grupo desenvolveu um sistema em que o usuário consegue explicar algumas sentenças ao personagem, que inclusive responde adequadamente. Após aprender por exemplo que um Goomba morrrerá se saltarmos sobre ele ou que deve pegar moedas quando sentir fome (?!), o Mario passa então a tomar decisões de acordo com aquilo que lhe foi ensinado.

Valendo-se de lógica de programação e uma enorme árvore gramatical, é muito legal vermos o personagem explorando o cenário porque está curioso, evitando os inimigos porque sabe que poderá morrer se eles os pegarem ou adquirindo conhecimento sobre itens sobre os quais nada havia lhe sido dito.

Esta no entanto não é a primeira vez que um jogo do Mario é utilizado com esse fim, já que em 2012 foi realizada uma competição para tentar descobrir qual equipe criaria a melhor inteligência artificial que conseguisse encarar uma de suas aventuras, mas até por conversar com o usuário, o Mario Lives! é um projeto digno de nos fazer esboçar um sorriso no canto da boca.


AAAI Video Competition — Mario Lives! An Adaptive Learning AI Approach for Generating a Living and Conversing Mario Agent

Fonte: SlashGear.

relacionados


Comentários