Meio Bit » Arquivo » Games » Bug no Steam para Linux está apagando arquivos dos usuários

Bug no Steam para Linux está apagando arquivos dos usuários

Valve confirma existência de bug no Steam para Linux que pode apagar todos os arquivos do usuário. Se você usa Windows, não fique muito tranquilo, pois algo parecido também existe para este sistema.

9 anos atrás

linux-steam

Se você utiliza o Linux e possui o Steam instalado na sua máquina, tome muito cuidado, pois diversos usuários estão relatando um bug que pode apagar todos os seus arquivos, inclusive aqueles que estiverem armazenados em dispositivos conectados pela porta USB.

Aparentemente o problema está relacionado à tentativa de movermos manualmente os diretórios .steam ou ~/.local/share/steam, além da invocação do comando Bash com a opção –reset habilitada. Porém, nem todos estão sendo afetados, o que de forma alguma ameniza a gravidade da situação.

A Valve por sua vez admitiu a falha, mas alegando não ter conseguido replicá-la, pediu que qualquer pessoa que tenha mais informações entre em contato através do email [email protected] e afirmou que continuarão investigando o caso.

O Linux não é muito a minha praia, mas pelo o que pude entender, o script Bash serve para apagarmos tudo o que tivermos no HD, mas como o SO impede que arquivos fundamentais sejam deletados sem a nossa autorização, o sistema em si não corre perigo. Contudo, todos os arquivos pessoais, como documentos, músicas e fotos não serão poupados.

É importante dizer também que tal erro não parece exclusividade do sistema do pinguim, já que esta página do suporte do Steam avisa que algo parecido pode acontecer com quem utiliza Windows e eventualmente tenha instalado o programa em diretórios que tenham outros arquivos, como C:\Program Files\, ao invés de C:\Program Files\Steam\. Se isso tiver sido feito e a pessoa rodar o desinstalador padrão, perderá tudo o que estiver na mesma pasta.

O que mais me assusta no entanto é saber que um software com tantos usuários tenha falhas tão graves e com potencial para deixar muita gente desesperada, pois só quem já perdeu arquivo importantes sabe o quanto isso é catastrófico. Espero que a Valve consiga resolver esses problemas o quanto antes, mas até lá, é bom fazer backup, de preferência na nuvem.

Fonte: VG247.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários