Meio Bit » Arquivo » Mobile » Hoje é o início do fim pro Windows 7, sistema mais popular do mundo

Hoje é o início do fim pro Windows 7, sistema mais popular do mundo

Windows 7 teve seu suporte básico encerrado pela Microsoft. O sistema operacional mais popular do mundo entra na fase final de seu ciclo de vida. Saiba o que isto quer dizer.

9 anos atrás

Laguna_Official_Windows_7_Logo

Exceto para a franquia Final Fantasy na opinião do tio Laguna, é incrível como o número 7 deu sorte. Esse Windows aí é o preferido de muita gente, mas assim como o Windows XP ele vai precisar ser substituído por uma versão mais atual.

Estamos a falar do Windows 7, o atual sistema operacional mais popular do mundo nos computadores x86. Ele sozinho vendeu mais 100 milhões de cópias em mídia física nos primeiros seis meses (fora as bilhões de ilegais).

Laguna_OS_market_share_dez_2014

Crédito: NMS

O Windows 7 teve seu suporte básico encerrado hoje. Isso quer dizer que o sistema só receberá atualizações de segurança. Novos recursos que chegarão com o Windows 10, como o DirectX 12 por exemplo, ficarão de fora do Windows 7 e aparecerão somente do Windows 8 em diante.

Aqueles que compraram o Windows 7 e que precisam de algum tipo de auxílio da Microsoft terão que pagar pelo serviço, a ajuda por telefone deixou de ser gratuita para tal sistema. Convenhamos que foi tempo bastante para resolver as dúvidas: o Windows 7 deixou de ter cópias físicas vendidas no varejo desde outubro de 2013, um ano após o lançamento do Windows 8. Novos computadores ou mesmo tablets x86 deixaram de incluir o Windows 7 em outubro de 2014, então em teoria todo mundo já deve ter tido contato com o Windows 8.

Considero que o Windows 7 foi um sucesso estrondoso por corrigir alguns dos vários erros que a Microsoft cometeu com o Windows Vista, sistema que teve o grande azar de vir após o imortal Windows XP. Irônico que o Windows 7 teve o suporte encerrado logo num dia 13. Seria conspiração?

Quaisquer dúvidas, confira as datas limite para o suporte oficial da Microsoft aos sistemas Windows mais recentes.

relacionados


Comentários