Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon pretende levar produção de câmeras de volta para o Japão

Canon pretende levar produção de câmeras de volta para o Japão

Aproveitando a desvalorização do iene a Canon planeja aumentar a produção de câmeras e impressoras nas fábricas do Japão.

9 anos atrás

canon

Todo mundo que possui equipamentos analógicos da Canon pode olhar a placa, na parte inferior do equipamento, que diz: Made in Japan. Aliás, essa plaquinha era sinônimo de equipamento mais caro em uma revenda. Hoje em dia não é assim. Por conta do alto preço da produção no Japão a maioria das empresas daquele país decidiu terceirizar a produção em países onde a mão de obra era mais barata e menos organizada. Com isso começamos a encontrar equipamentos com a placa Made in China. Tirando a parte social da coisa (exploração do trabalho e outras coisinhas) os equipamentos são os mesmos e possuem a mesma garantia.

Porém, ao que tudo indica, a empresa agora vai colocar em prática um processo inverso. Aproveitando a desvalorização do iene a Canon indica que voltará a concentrar a maior parte da produção de suas câmeras no Japão. Aliás, os próprios planos econômicos do governo japonês possuem esse objetivo. Com o custo de produção mais baixo, as empresas devem voltar a concentrar a produção em território nacional, porém a Canon foi a primeira grande empresa a anunciar essa intenção.

Em novembro do ano passado a empresa deu o primeiro sinal de que isso iria acontecer.  Na época foi anunciado que o aumento seria de 50% na produção interna. No anúncio oficial a empresa diz que o a produção atual da companhia no Japão é de 40% do total. Nos próximos 3 anos essa produção deve chegar a 60%. Os produtos que estão dentro deste plano de expansão interna são câmeras fotográficas, copiadoras e impressoras. Embora não tenham nada concretizado, outras empresas japonesas como Panasonic e Sharp estão com estudos para também voltar a produzir mais dentro do Japão.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários