Meio Bit » Arquivo » Internet » Snapchat e WhatsApp podem acabar banidos do Reino Unido

Snapchat e WhatsApp podem acabar banidos do Reino Unido

Primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron sinaliza que se for reeleito, vai iniciar uma campanha que pode levar ao banimento do Snapchat e WhatsApp

9 anos atrás

whatsapp

Pois é, a decisão de Apple e Google em criptografar todos os seus dados e entregar as chaves na mão do usuário, de modo que ambas empresas não tem acesso ao que é compartilhado em seus devices está tirando o sono do FBI, da NSA, do DoJ e de outros órgãos dos Estados Unidos.

Apps de mensagens instantâneas como o WhatsApp e o Snapchat também encriptaram todos os seus dados (apesar do último ter sofrido um pouco no ano que passou, mas divago), mas mesmo eles não estão imunes. No Reino Unido ambos têm um inimigo poderoso: o primeiro-ministro David Cameron, que prometeu banir do país serviços que “não podem ser lidos pelos serviços de segurança” caso seja reeleito.

O que Cameron está dizendo é que assim como os representantes do governo nos Estados Unidos, a terra da Rainha não pretende fazer vista grossa para serviços e produtos que fechem a porta na cara do governo, dando o controle de tudo o que é compartilhado única e simplesmente ao usuário. O que ambos querem é um tapete vermelho, um backdoor exclusivo que manda todo o plano de segurança dos devices e dos programas para a cucuia.

Cameron foi categórico em suas declarações: devido ao atentado na França ocorrido na última semana, serviços de mensagens que não podem ser monitorados não deverão ser permitidos no país. Palavras dele:

Nós vamos permitir em nosso país meios de comunicação entre pessoas que nós (o governo) não podemos ler?

Basicamente a proposta de Cameron mira em qualquer serviço se comunicação cuja encriptação tranca todo mundo que não o usuário do lado de fora, onde WhatsApp e Snapchat são os mais populares. Porém é improvável que o projeto passe: os conservadores (o partido de Cameron) dependem de uma coalisão com os Liberais Democratas para que ele se torne uma lei, e isso sem contar a enorme pressão que grupos defensores dos direitos civis farão para impedir que tal medida seja posta em prática.

Eu acredito tanto no Reino Unidos quanto nos EUA não irão conseguir muita coisa. As ferramentas de criptografia funcionam, os usuários não querem mais serem bisbilhotados principalmente depois de Snowden abrir o bico e claro, controlar o uso dos apps no caso da Grã-Bretanha seria um trabalhão que acredito, não estariam tão dispostos a encarar.

Fonte: TNW.

relacionados


Comentários