Meio Bit » Arquivo » Indústria » Anatel “confirma” um Lumia 435

Anatel “confirma” um Lumia 435

Novo smartphone de entrada da Microsoft Mobile é homologado na Anatel: o nome confirmado dele é Lumia 435 e pode ser a versão ocidental do Lumia 330, vazado na China em dezembro.

9 anos atrás

Laguna_Lumia_535

Microsoft Lumia 535, o primeiro Windows Phone sem Nokia (Crédito: Windows Central)

O tio Laguna quer gostar do Windows Phone, até comprei um ATIV S (basicamente um Galaxy S3 com WP8) para meu irmão caçula e ele foi um consumidor satisfeito por quase um ano e meio. Como viu que todos os amiguinhos usavam Android, acabou preferindo um novo Moto X.

Entendo, Windows Phone em 2014 virou sinônimo de celular low-end. E a Microsoft quer continuar seguindo tal caminho, até porque quanto mais gente usar o seu sistema, mais apps serão convertidos para Windows Phone. Só há um problema: uma das formas de Redmond baratear seus smartphones é capá-los na memória principal. E não são todos os desenvolvedores que podem arcar com os custos na otimização de seus aplicativos, para rodarem em aparelhos com apenas 512 MB de RAM.

Particularmente eu preferiria que todos os novos smartphones fossem lançados com pelo menos 1 GB de RAM mas, de qualquer forma, o mais importante é tentar ser popular mesmo. Até porque a maioria das pessoas nem têm ideia do que tem no hardware de seus celulares. Para que complicar e aumentar o preço?

É nesse cenário low-end já cheio de opções que o recente vazamento do Lumia 435 pode tentar fazer sentido.

Laguna_Lumia_435_Anatel

Lumia 435 foi homologado na Anatel como RM-1068 (Crédito: Janela Tech)

O pessoal do Janela Tech (antigo Nokiatividade) notou que a Anatel homologou sexta-feira (09/01) o RM-1068, um smartphone da Microsoft Mobile. Tal aparelho será comercializado no Brasil com o nome de Nokia Lumia 435. Sim, a Nokia ainda não morreu.

As especificações do Lumia 435 no documento da Anatel são as seguintes:

  • tamanho: 118,1 × 64,7 mm;
  • tela com diagonal de 4 polegadas e resolução 800 × 480 pixels;
  • processador Snapdragon 200 (nenhuma informação sobre o clock ou a RAM);
  • câmera traseira com sensor de 5 megapixels;
  • conectividade 3G (dual-SIM).

·  
Por causa de acordo de confidencialidade com a Anatel, nenhuma foto do novo smartphone da Microsoft Mobile aparece no documento. Só que em dezembro último, vazou um suposto Lumia 330 com exatamente o mesmo tamanho, embora com a marca Microsoft.

Laguna_Lumia_330

Talvez o ocidente não veja um Lumia 330 (Crédito: CN Beta)

Trata-se do RM-1069, então podemos supor que embora do mesmíssimo tamanho e formato se tratem de celulares diferentes. O problema que o tio Laguna vê aqui é a Microsoft adotar uma estratégia semelhante à da Samsung: encher o consumidor de opções, opções demais. E a maioria delas no caso do Windows Phone são smartphones de entrada, low-end.

Uma justificativa para a existência do Lumia 435 é que este seria o verdadeiro sucessor do Lumia 530, mas projetado inteiramente pela Microsoft.

Só acho estranho que normalmente os Windows Phones terminando com 5 seriam 4G (conectividade LTE), mas o Lumia 535 foi a primeira exceção, então um Lumia 435 sem 4G faz sentido. O tio Laguna também especula que o Lumia 330 poderia ser a versão oriental do Lumia 435 pois o número 4 normalmente é sinônimo de azar ou morte por aquelas bandas.

É esperado que o Lumia 435 seja lançado oficialmente no próximo evento da Microsoft, dia 21 de janeiro. Espero que o aparelho tenha mais que 512 MB de RAM, mas não tenho muita esperança.

relacionados


Comentários