Meio Bit » Arquivo » Hardware » CES 2015: Instamatic 5, o Android da Kodak

CES 2015: Instamatic 5, o Android da Kodak

Kodak apresenta o Instamatic 5, seu primeiro smartphone Android voltado ao mercado intermediário; produto entretanto não se destaca entre os concorrentes

9 anos atrás

kodak-instamatic-5-001a

A Kodak prometeu e cumpriu: há quase duas semanas a centenária companhia fotográfica revelou, através de uma parceira britânica que entraria num mercado deveras concorrido, o de smartphones Android.

A proposta era de um aparelho intermediário voltado para fãs de fotografia, mas ao darmos de cara com o Instamatic 5, vimos que expectativa e realidade mais uma vez não se deram muito bem.

O nome não foi escolhido por acaso: a Kodak tenta recuperar o prestígio da linha Instamatic, câmeras point-and-shoot mecânicas que foram muito populares entre os anos 60 e 80. A proposta era popularizar a fotografia com câmeras baratas e cuja troca do filme fosse simples, o que levou aos formatos 126 e 110, que eram cartuchos que envolviam os rolos. Era só abrir, encaixar e sair tirando fotos.

Com isso a Kodak deixa claro que deseja que o Instamatic 5 seja um smartphone em que tirar fotos seja um ato simples e tão importante quanto, entregue resultados de qualidade. Porém ao fazer isso tudo o mais foi posto em segundo plano: os ícones são enormes, lembram o “Easy Mode” presente em dispositivos da Sony e Samsung. A customização é pesada, e por se tratar de um aparelho de meio-termo é provável que sua performance não seja das melhores.

kodak-instamatic-5

A câmera, que deveria ser o fator determinante é mencionada quase que ocasionalmente: a Bullitt, a parceria responsável por fabricar o smartphone (a Kodak só emprestou o nome e a marca Instamatic) se limitou a dizer que o conjunto principal possui 13 megapixels e a câmera frontal, 5 MP (própria para selfies, como manda a cartilha atual). Não se sabe se ele conta com estabilização óptica de imagens e outros recursos, mas por se tratar de um modelo mediano dificilmente terá tais features.

De resto suas especificações são as seguintes: display HD de 5 polegadas (294 ppi), SoC MediaTek MT6592, octa-core com clock de 1,7 GHz (o primeiro da empresa em que todos os oito núcleos Cortex-A7 trabalham em uníssono), 1 GB de RAM, 8 GB de espaço interno, compatibilidade com rede 3G, bateria de 2.150 mAh e Android 4.4.2 KitKat, o que não é aceitável a essa altura do campeonato.

O Instamatic 5 será disponibilizado na Europa e nos Estados Unidos nos próximos meses, com preço sugerido de US$ 249. Dado o trabalho meia-boca realizado nesse aparelho, tenho minhas dúvidas se ele será o suficiente para resgatar a Kodak.

relacionados


Comentários