Meio Bit » Arquivo » Games » Atenção desenvolvedores Windows: o primeiro Kinect deixará de ser fabricado este ano

Atenção desenvolvedores Windows: o primeiro Kinect deixará de ser fabricado este ano

Após três anos, Microsoft deixará de fabricar em 2015 o primeiro Kinect. Ao menos a versão Windows.

9 anos atrás

Laguna_Kinect_for_Windows_Logo

Se pudéssemos definir a sétima geração, a definiríamos como aquela dos acessórios. Culpa da Nintendo e seu Wiimote. Seguindo a tendência de sucesso, a Sony veio com o PlayStation Move. Mais original, a Microsoft preferiu seguir por outro caminho. Caminho que chega ao fim em 2015.

Com a oitava geração de consoles já em seu segundo ano, os desenvolvedores começam a abandonar as plataformas antigas; e as fabricantes, também. É o caso do Kinect original, cuja versão Windows deixará de ser fabricada.

Laguna_Kinect_for_Windows

Descanse em paz, versão Windows do primeiro Kinect (Crédito: Polygon)

O acessório para PCs nasceu em 2012, pela necessidade de facilitar o desenvolvimento de aplicativos que utilizassem o sensor de movimentos, até então um equipamento exclusivo do Xbox 360. As adaptações mais importantes foram a diminuição da distância mínima para o reconhecimento de gestos e uma fonte de alimentação externa, já que a porta USB 2.0 não fornecia os 12 W necessários.

Um bom motivo para a Microsoft deixar de fabricar o Kinect original é incentivar a migração dos desenvolvedores para o Kinect for Windows v2, versão para PCs do acessório do Xbox One. Enquanto o Kinect for Windows custa US$ 99, seu sucessor custa 199 dólares e ambos não estão disponíveis de forma oficial no Brasil.

Se você ainda quer desenvolver algum aplicativo Windows para o primeiro Kinect, corra atrás ou dê um jeito de adaptar o Kinect do Xbox 360. Enquanto o antigo videogame continuar a ser vendido nas lojas, a Microsoft vai continuar fabricando seu acessório exclusivo. Só que ninguém garante que o Xbox 360 vai completar 10 anos ainda forte no mercado ocidental.

Fonte: MN.

relacionados


Comentários