Meio Bit » Arquivo » Games » Namco aciona DMCA e tira mod do Dark Souls do ar

Namco aciona DMCA e tira mod do Dark Souls do ar

Numa atitude simplesmente absurda — e que esperamos ser “apenas” um mal-entendido — a Namco Bandai se aproveitou da DMCA para impedir a distribuição do DSFix, modificação que torna o Dark Souls para PC muito melhor e que certamente lhe ajudou a vender muitas cópias.

9 anos atrás

dark-souls

Lá pela metade de 2012 os jogadores de PC ganharam a chance de conhecer um dos melhores títulos da sétima geração, o impiedoso Dark Souls. Porém, bastou o título ser disponibilizado para que chovessem reclamações em relação a adaptação, com as pessoas criticando duramente a impossibilidade de aproveitarmos o título em resoluções mais altas, com uma maior taxa de frames ou a maneira como o título funcionava se jogado com teclado e mouse.

Felizmente não demorou muito até que um sujeito conhecido como Durante criasse uma patch que resolvesse esses problemas, o DSFix e se para muitos o autor deveria até ser contratado pela Bandai Namco ou pela From Software por ter feito o trabalho que lhes cabia, já para eles o Dark Souls só se torna jogável no PC após utilizarmos a ferramenta, hoje ficamos sabendo de uma história que beira o absurdo.

Alegando que o rapaz infringiu a propriedade intelectual da empresa ao modificar o código fonte do jogo, a divisão alemã da Bandai Namco invocou a DMCA, lei que protege os direitos autorais, e assim conseguiu que o Dropbox removesse o arquivo de seus servidores, local utilizado pelo criador para compartilhá-lo. Além disso, qualquer pessoa que tinha o patch armazenado no serviço perdeu o acesso a ele.

De acordo com Durante, o programa criado por ele possui código original, portanto ele não é propriedade da editora do jogo e a especulação é de que a medida tenha sido tomada por engano, pois algumas pessoas suspeitam que na verdade a Bandai Namco estaria atrás de uma versão de testes do jogo que caiu na web há alguns dias.

Segundo J. Kartje, gerente de comunidade da empresa nos Estados Unidos, no momento eles estão estudando a situação e a menos que a companhia corra para dizer que tudo não passou de um tremendo mal-entendido e permita que o patch volte a ser distribuído, não há como não considerar esta atitude uma das coisas mais ridículas que uma empresa de games fez nos últimos tempos. Se não fosse pelo DSFix, o Dark Souls para PC provavelmente teria vendido muito menos do que vendeu, fazendo com que a franquia fosse bem menos conhecida e consequentemente afetando as vendas da sua continuação.

Antes eu achava que a criação de Durante serviu para comprovar o trabalho preguiçoso feito por Bandai Namco e From Software, mas depois de toda esta presepada, a incompetência da editora se torna ainda mais evidente. Vamos lá Namco, nos mostre que você não está querendo seguir por este caminho.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários