Meio Bit » Arquivo » Games » Vazamento sugere que Final Fantasy X / X-2 HD Remaster também será lançado no PS4

Vazamento sugere que Final Fantasy X / X-2 HD Remaster também será lançado no PS4

Loja francesa da Square Enix deixa vazar o lançamento de Final Fantasy X / X-2 HD Remaster para o PlayStation 4. As remasterizações de Kingdom Hearts também viriam à 8ª geração? Por problemas legais, talvez não.

9 anos atrás

Laguna_FF10_PS4_cover

Não, não é montagem (Crédito: Square Enix Boutique [em cache])

Na última Black Friday, as únicas ofertas que aproveitei foram na loja norte-americana da Square Enix. Só para ter ideia, a versão física de Final Fantasy XIII para PlayStation 3 estava a oito dólares. Levei também Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS, US$ 12) e a edição limitada de Kingdom Hearts HD 2.5 ReMix (PS3, pré-venda a US$ 40 sem descontos).

No início do ano, comprei na pré-venda da tal loja a edição de colecionador do Final Fantasy X / X-2 HD Remaster, até então exclusiva para o PlayStation 3. Não me arrependo por considerar o jogo excelente, dividindo o pódio de melhor Final Fantasy com o FF12, na minha opinião. O problema é que eu teria pensado duas vezes antes de fazer isso se eu soubesse que o excelente JRPG também viria para o PS4.

Laguna_FF10_Square_FR

Loja francesa da Square Enix vaza novo lançamento de PS4 (Crédito: Square Enix Boutique [em cache])

Algum estagiário da loja francesa da editora simplesmente publicou no site o anúncio de FF10 para PS4, que talvez estivesse programado para a E3 2015: o lançamento é na primavera (nosso outono), ou seja, segundo trimestre do próximo ano. Enquanto o tio Laguna escrevia o presente texto, o jogo foi retirado do catálogo mas está aí acima a captura da tela. E o cache do Google na legenda.

Não vou me surpreender com o lançamento da saga Final Fantasy XIII no PS4. Aliás, se estamos vendo a Square Enix ordenhar a franquia Final Fantasy com os relançamentos mais toscos possíveis, bem que poderíamos imaginar as remasterizações de Kingdom Hearts 1 e 2 na oitava geração para acompanhar o lançamento de Kingdom Hearts III, certo?

Muito errado.

Graças a problemas que foram notados desde o lançamento do PSP Go, com a notável ausência de Kingdom Hearts Birth by Sleep na PSN, aparentemente a Square Enix não pode lançar qualquer jogo da franquia Kingdom Hearts nas lojas digitais no ocidente. Outra vítima é Crisis Core: Final Fantasy VII.

Em entrevista à época, Tetsuya Nomura disse que havia uma forte questão de licenciamento cruzado que não tinha a ver diretamente com a Disney ou com a música licenciada da Hikaru Utada (no Crisis Core seria a música do Gackt).

O tio Laguna especula que o grande obstáculo legal seja a dublagem: nos Kingdom Hearts, boa parte dos dubladores norte-americanos eram astros de Hollywood e talvez o contrato dava margem para que algum deles possa cobrar uma fortuna por cada relançamento em mídia física. Isso impediria o lançamento digital pelo povo lá não poder lucrar com cada unidade física do jogo vendida no varejo.

PlayStation — KINGDOM HEARTS HD 2.5 ReMIX -- Final Fantasy Worlds Connect Trailer | PS3

Veríamos então nos consoles de 8ª geração o primeiro lançamento feito exclusivamente em mídia física. Só que como tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One não rodariam os jogos diretamente da mídia física, sendo necessária instalação no disco rígido do console, talvez isso possa ser interpretado judicialmente como lançamento digital.

Depois da retirada de jogos da Marvel das lojas digitais e atualizações nada agradáveis em jogos clássicos, talvez o futuro dos games seja a mídia física mesmo. Isso caso as desenvolvedoras ainda caiam na armadilha de confiar em conteúdo licenciado.

relacionados


Comentários