Meio Bit » Arquivo » Indústria » Hackers estão agora ameaçando funcionários da Sony

Hackers estão agora ameaçando funcionários da Sony

Grupo que assumiu autoria do ataque à Sony Pictures começa a ameaçar funcionários e seus familiares em busca de apoio dentro da companhia

9 anos atrás

20141208img_0297.jpg

O vazamento da Sony Pictures por um grupo hacker que até então desconfia-se estar ligado ao governo da Coreia do Norte foi muito, mas muito pior do que se imaginou no início. Não foram apenas filmes, mas uma série de informações pessoais e estratégicas foram jogadas no ventilador: registros criminais, prontuários médicos, negociações de salários, planilhas com os registros salariais de todos os 6.700 colaboradores da divisão e documentos detalhando o MO, entre outras coisas. O grupo denominado GOP (Guardians of Peace, não são republicanos até onde se sabe) teria em mãos 100 TB de dados que pretende usar para destruir a empresa.

E agora a coisa começou a ficar feia de verdade: funcionários que tiveram seus dados comprometidos começaram a ser ameaçados pelos hackers: ou endossam sua cruzada ou eles — e suas famílias — sofrerão.

Os funcionários da Sony Pictures começaram a receber mensagens ameaçadoras do GOP, esclarecendo que a missão do grupo é destruir a Sony Pictures por ela “se agarra a coisas ruins para todos desde o início” ao que tem sido entendido como uma represália ao filme A Entrevista, uma comédia em que é retratada uma tentativa de assassinato do Grande Líder da Melhor Coreia Kim Jong-un. A mensagem tenta recrutar pessoas dentro da Sony para que fiquem ao lado do GOP, legitimando suas ações. Caso não assinem uma petição que foi endereçada a eles os hackers prometem que “não só vocês (funcionários), mas suas famílias também estarão em perigo”.

Eu sou o líder do GOP, que tem preocupado vocês.
·  
Remover a Sony Pictures da Terra é apenas um pequeno trabalho para o nosso grupo, que é uma organização mundial. Vocês se enganam ao pensar que essa crise vai acabar depois de um tempo. Vocês perderão todas as esperanças e a Sony Pictures vai cair. Essa situação se dá apenas por causa da Sony Pictures. Ela é responsável por qualquer resultado dessa situação. A Sony Pictures se agarra a coisas que não são boas para ninguém desde o início. É tolo esperar que ela possa nos deter. Seus esforços inúteis. Um do lado de vocês pode ser nosso membro.
·  
Muitas coisas além da imaginação acontecerão em todo o mundo. Nossos agentes se encontram ativos em locais necessários. Por favor, assine o seu nome para endossar a campanha se não quiser sofrer danos. Caso contrário não só você, mas a sua família estará em perigo.
·  
Ninguém pode nos impedir e a única alternativa é seguir nossas exigências. Se você deseja isso, faça com que a companhia se comporte sabiamente.”

O FBI está investigando o caso, é até o momento não há nada que ligue o hack à Melhor Coreia. O governo de Pyongyang nega veementemente ter alguma coisa nesse rolo, mas em comunicado oficial declarou que o ataque à Sony Pictures foi um “ato de justiça” realizado por um grupo de simpatizantes, com o qual a Melhor Coreia não teria ligação direta.

Fonte: V.

Leia também:

relacionados


Comentários