Meio Bit » Arquivo » Internet » É bom ser Rei — via Skype

É bom ser Rei — via Skype

É bom ser Rei, ainda mais quando você não precisa dar expediente no palácio. É o que acontece com Céphas Bansah, um monarca africano que mora na Alemanha e governa seu reino… via Skype.

9 anos atrás

Coming-to-America_Eddie-Murphy-James-Earl-Jones-Madge-Sinclair-mid

Já dizia Mel Brooks, é bom ser Rei. Você tem todas as vantagens: dinheiro, mulheres, iates, mulheres, carros, mulheres, mansões, mulheres e muito mais. Na maioria das vezes basta nascer na família certa, em outras entra em ação a sorte. Foi o caso de um sujeito chamado Togbe Ngoryifia Céphas Kosi Bansah, que por uma loteria genética pode se dar ao luxo de ter alguém para lavar o pênis real.

Céphas nasceu… destro. Em 1987 seu avô, o Rei de Hohoe morreu. Na linha de sucessão vinham o pai e o irmão mais velho, mas ambos são… canhotos. Na cultura de Gana isso é considerado sinal de má-sorte, de impureza. Sobrou pra Céphas assumir a coroa e as inevitáveis ninfetas.

Só que Céphas era adepto da filosofia “[german] bro before Hohoe”. Em 1970 foi para a Alemanha, via intercâmbio estudantil, se apaixonou pelo país (e, dizem, por uma Fraulein) e foi ficando.

Cepsah-Kosi-Bansah5

Hohoe é uma região em Gana com uns 200 mil habitantes, está longe de ser rica como Zamunda ou Wakanda, então não há exatamente palácios imperiais e opulência sem limites. O Rei Céphas Bansah acha mais confortável trabalhar em regime de home office, sendo sua home em Ludwigshafen, Alemanha.

Coroado Rei em 1992, desde então ele vem usando tecnologia para governar. Primeiro fax e telefone, depois e-mail e agora… Skype.

Cepsah-Kosi-Bansah4-550x366

O Rei Remoto não é um daqueles ditadores africanos exilados, tem um emprego. É dono de uma oficina mecânica, dividindo seu tempo entre Audis, BMWs, VWs e longas sessões no Skype, onde arbitra conflitos, participa de audiências e resolve disputas envolvendo propriedades em Hohoe. Ah sim, ele visita o país umas 6 vezes por ano.

Como é um Monarca Gente Boa, consegue muita coisa com a comunidade. Empresários locais doaram containers com caixas d'água e bombas (não as que fazem cabum) para o reino de Céphas. Junto foram mandados postes para eletrificar áreas de Hohoe, e muita gente agora tem água potável em casa graças aos Amigos do Rei, que aliás é um bom nome para uma banda.

Agora em novembro ladrões invadiram a Residência Real e levaram 4 coroas, um prejuízo de US$ 20 mil, além de uma perda irreparável de artefatos com centenas de anos de idade. A polícia alemã está em cima.

Esperemos que consigam recuperar as coroas desse rei jóia. Em tempos onde empresas brasileiras chamam funcionário que sugere home office de vagabundo, vemos um monarca que governa um reino (ok, é mais um bairro) inteiro via Skype. E governa bem. No poder desde 1992, Céphas Bansah não roubou, não mandou matar nem invadiu país nenhum. Muito incomum pra maioria dos sujeitos no ramo de Rei.

Fonte: IUK.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários