Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais de Scott Kelby

Livro Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais de Scott Kelby

A iPhoto Editora trouxe para o Brasil o livro de Ligtroom do Scott Kelby, um dos mais vendidos do mundo. Veja aqui se vale a pena o investimento.

9 anos atrás

lightroom5_scott_kelby

Depois de um longo tempo lendo este livro, finalmente estou aqui para compartilhar com vocês as minhas impressões. Todo mundo sabe que o Lightroom se tornou uma ferramenta muito importante na vida da maioria dos fotógrafos profissionais. A Adobe acertou em cheio ao criar um programa, derivado do Photoshop, que atendesse as necessidades dos fotógrafos. Porém, assim como o Photoshop, a ferramenta também possui inúmeras funcionalidades complexas que, nem sempre, são utilizadas pelo fotógrafo. É neste ponto que o livro de Scott Kelby, que está sendo lançado pela iPhoto Editora em território nacional, tenta focar. A proposta é trazer as funcionalidades que os fotógrafos realmente irão utilizar e mostrar a maneira correta de utilizá-las.

O livro é impresso em papel de boa qualidade e dividido em 12 capítulos, somando mais de 500 páginas de informação. O texto é simples e rápido, explicando de forma tranquila todos as partes do programa e tudo é ricamente ilustrado. Aliás, a forma como o autor escreve é o grande trunfo desta publicação, pois parece que estamos tendo uma conversa informal sobre tudo o que está sendo ensinado. Em nada se compara aos diversos manuais técnicos e chatos que encontramos no mercado.

O primeiro capítulo inteiro é dedicado ao processo de importação. Muita gente acha que é a parte mais fácil e mais rápida a se fazer, mas eu já havia aprendido que é necessário um pouco de atenção nesta parte, pois as configurações a serem aplicadas nesta parte podem determinar várias das vantagens que o Lightroom pode lhe trazer em atividades futuras. Então nada melhor do que 50 páginas dedicadas ao ato de importar suas fotos para o programa. O segundo capítulo, igualmente importante, se dedica a mostrar as funcionalidades e os truques da aba Biblioteca do programa. Coisas fantásticas podem serr feitas aqui. O terceiro capítulo é dedicado a customização do Lightroom, para tornar a ferramenta mais ágil e personalizada segundo o seu uso diário.

Porém, como o próprio autor comenta, é no capítulo 4 que a mágica realmente começa. Ele é todo dedicado ao processo de Revelação. Como dito no começo do capítulo, a maior parte do que você vai fazer com suas fotos está concentrado neste módulo do programa e, principalmente, no sub-módulo intitulado de Básico. Aqui você vai definir o seu Equilíbrio de Branco, acertar a exposição, o contraste e saturação. Aproveitando todos os recursos do módulo de revelação, o autor nos mostra como dar impacto na imagem, converter a foto para um bom preto e branco, acertar o contraste através da curva de tons e acertando na hora de fazer um duotone. Ou seja, temos aqui vários ótimos conselhos para quem está querendo saber todas as possibilidades do programa. O capitulo 5 trata de dicas que podem melhorar o seu fluxo de trabalho e o capitulo 6 se concentra de maneira muito legal sobre os ajustem locais, editando apenas parte de suas imagens.

O livro segue com capítulos dedicados a fotos problema, ao processo de exportação de imagens, como trabalhar em conjunto com o Photoshop, edição de fotolivros, criação de slideshows, trabalhando com os vídeos produzidos pelas DSLR e como preparar suas fotos para grandes impressões. O último capítulo, que foi muito bacana para mim já que trabalho muito com tema, é dedicado a mostrar o fluxo de trabalho do fotógrafo para com a produção de retratos. Vamos desde a importação e terminamos com a exportação para a impressão. Muito útil e importante.

Ao final de cada capítulo temos uma apanhado de pequenas dicas rápidas e muitas das fotos que são utilizadas como exemplos nos capítulos podem ser baixadas do site do fotógrafo para que você possa acompanhar o processo de edição em seu próprio Lightroom. De forma geral o livro é muito bom e vale a compra. Eu descobri muita coisa que não sabia e posso dizer que meu fluxo de trabalho teve uma sensível melhora. Muitas vezes acabamos preferindo comprar vídeo aulas quando o assunto é edição de imagem, por conta da dinâmica. Mas, aqui tudo flui de maneira rápida e o livro possui muito mais informações do que os atuais DVDs vendidos no Brasil. A única observação é o fato de agora a iPhoto Editora estar investindo em autores estrangeiros, já que a prioridade sempre foi para autores nacionais.

O livro Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais de Scott Kelby pode ser adquirido no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 99,00.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários