Meio Bit » Mobile » Warblr, um app Shazam-like para identificar passarinhos

Warblr, um app Shazam-like para identificar passarinhos

Com campanha recém-lançada no Kickstarter, Warblr pretende ser um app mobile para ajudar biólogos e curiosos a identificar pássaros pelo seu canto

9 anos atrás

um-pica-pau-atormentado-sujeitinho-esquisito-001

Apps como o Shazam e o SoundHound fazem a alegria do pessoal que ouve uma música e não consegue se lembrar do nome, quem canta e tudo mais, ou para identificar uma canção nova que a pessoa ouviu pela primeira vez e gostaria de adquirir posteriormente. Sabe outra coisa que escuramos quase todo o dia e gostaríamos de identificar também? Pássaros.

Nós ouvimos o canto de diversos deles todos os dias, de pardais a pombos, maritacas e outros espécimes menos comuns nos grandes centros, já que a maioria fugiu da cidade por causa do progresso, que dizimou as árvores. Uma ferramenta capaz de identificar uma ave pelo canto seria não só algo bem interessante para curiosos, como também uma ferramenta bem útil para biólogos em campo. E é aí que o Warblr entra.

warblr

A ideia do app que está em fase de desenvolvimento e foi recém-apresentado no Kickstarter é fornecer um banco de dados com informações sobre uma vasta variedade de pássaros canoros, seu algoritmo está sendo preparado de forma a ser extremamente flexível, já que estamos falando de aves e não uma música, que é de certa forma imutável. Identificar um pássaro pelo canto às vezes pode ser um baita problema, pois mesmo dentro da mesma espécie há variações de canto entre espécimes. Há inclusive aves que possuem um repertório tão vasto de cantos, com tons e mesmo canções específicas que um algoritmo menos preparado faria uma confusão dos diabos, e fatalmente não entregaria o resultado esperado.

Os desenvolvedores do Warblr dizem levar tudo isso em conta, e se de fato conseguirem entregar o que prometem será uma bela prova de conceito do que um algoritmo bem escrito e programado para aprender e identificar padrões. É na verdade uma espécie de rede neural de aprendizado.

A excecução do app é igual ao Shazam: aperte o botão, grave o som do passarinho e aguarde o programa fazer a mágica. O Warblr também fornecerá informações relevantes acerca da ave identificada.

A meta é arrecadar 50 mil libras dentro de um mês, e caso o façam a startup pretende lançar o Warblr para iOS e Android entre o fim de 2014 e a primavera de 2015. Caso tenha se interessado, clique aqui e invista seus cascalhos.

Fonte: DT.

relacionados


Comentários