Meio Bit » Arquivo » Games » Monument Valley, ou quando a qualidade vem antes do lucro

Monument Valley, ou quando a qualidade vem antes do lucro

Designer da Ustwo explica como o processo de desenvolvimento livre do pequeno estúdio permitiu que Monument Valley aliasse sucesso e qualidade

9 anos atrás

image

Você pode não conhecer a Ustwo, a desenvolvedora do game Monument Valley, mas muito provavelmente você já consumiu algum produto dela sem saber. Como uma empresa de design que trabalha para HTC, Google e outras grandes companhias, games não são sua principal fonte de renda e por isso sua equipe de desenvolvedores trabalham com,liberdade considerável, o que ajudou a fazer do titular um fenômeno por sua proposta inusitada e principalmente a qualidade do mesmo, que é o objetivo prioritário.

Falar que um estúdio de games visa entregar um produto de qualidade acima da possibilidade de faturar muito com ele parece algo sem sentido (é é, do ponto de vista que a missão de qualquer empresa é ter lucro), mas a maior parte do faturamento da Ustwo vem de contratos com grandes companhias. Isso posto, o chefe de design Ken Wong esclareceu na GDC China os principais pontos que fazem de suas criações únicas.

Monument Valley, que é uma aventura inspirada nas criações do artista MC Escher, além de games como Fez, Windosil e Superbrothers: Sword & Sworcery EP é seu terceiro título, que vendeu mais de um milhão de unidades no iOS e Android. Ainda que seus títulos anteriores não tenham sido tão bem-sucedidos, Wong diz que eles tiveram êxito ao serem produtos “com a identidade de nosso pequeno estúdio”, formado por uma pequena equipe de desenvolvedores dedicados e que não possuem amarras, budgets e nem prazos, o que lhes permite criar com extrema liberdade, além do fato que o processo de desenvolvimento dos títulos é absolutamente livre: todos podem participar e opinar. A única preocupação é em entregar um game de qualidade, sem se preocupar se ele fará dinheiro ou não.

Evidentemente que a situação da Ustwo é completamente atípica, visto que ela lucra muito mais de outras formas do que vendendo games. Ainda assim é muito legal ver que um pequeno estúdio está primariamente preocupado com o resultado final de seus games e não se ele vai vender horrores ou não, é mesmo que tal cenário seja uma utopia lições podem ser aprendidas aqui, principalmente sobre deixar um estúdio criar com liberdade e entregar produtos excelentes, como foi a Clover Studio um dia.

Fonte: GS.

relacionados


Comentários