Meio Bit » Arquivo » Games » Yoshinori Ono revela detalhes da politica de continuações da Capcom

Yoshinori Ono revela detalhes da politica de continuações da Capcom

Produtor da série Street Fighter revela que se um jogo não vender pelo menos dois milhões de cópias, a Capcom não autoriza a criação de continuações.

9 anos e meio atrás

Darkstalkers

Embora os games possam ser considerados uma forma de arte, o que consequentemente faz com que a liberdade criativa esteja diretamente ligada a indústria, todos nós sabemos que as grandes editoras e desenvolvedoras visam o lucro e por isso chega a ser um pouco inocente clamarmos por jogos que fujam do lugar comum e por continuações para títulos que pouco venderam.

Quem tornou este “problema” bastante evidente foi Yoshinori Ono, produtor da série Street Fighter, que ao ser questionado sobre o motivo para que jogos como o Street Fighter X Tekken não terem recebido novos capítulos, chegou a revelar a quantidade exata de vendas necessárias para que a Capcom permita a criação de sequências.

Isto é o que venho sempre falando para a companhia também, mas no fim das contas, existem algumas paredes que um assalariado nunca conseguirá ultrapassar (risos). Por exemplo, se um jogo não vende mais de 2 milhões de cópias, então temos que colocar um freio em qualquer plano para uma continuação. Tudo isso significa que não fomos capazes o suficiente e tudo o que podemos fazer após isso é refletir sobre a experiência, tirar o que aprendemos sobre ela e tentar aplicar essas lições em algum outro título.

Ele também aproveitou para dizer que, devido as baixas vendas do Darkstalkers Resurrection, dificilmente veremos a série receber um novo jogo tão cedo, o que é curioso, já que por tanto tempo os fãs pediram pelo renascimento da franquia e quando isso aconteceu, eles aparentemente não gostaram muito.

Mesmo sendo bastante compreensível, é duro saber que no fundo tudo se resume a números, desempenho e mais ou menos dinheiro nos cofres das empresas, o que explica de uma vez por todas porque os estúdios independentes tem ganhando tanto espaço ultimamente.

Eu não serei tolo a ponto de dizer que uma gigante como a Capcom não deve se preocupar com o retorno que um jogo lhe dará, mas se eles acham que as baixas vendas não são suficientes para garantir uma continuação, então por favor, que invistam em mais obras novas (e diferentes) como Okami, Viewtiful Joe ou Remember Me.

Fonte: Videogamer.

relacionados


Comentários