Meio Bit » Arquivo » Games » GeForce GTX 980M e 970M: GPUs mobile com performance de desktop

GeForce GTX 980M e 970M: GPUs mobile com performance de desktop

nVidia apresenta novas GPUs para notebooks: GeForce 980M e 970M reduzem o gap de performance entre mobile e placas para desktops

9 anos e meio atrás

gtx-980m-970m

A nVidia sabe que cada vez mais pessoas estão preferindo adquirir notebooks ao invés de desktops e por conta disso, muito mais pessoas preferem jogar neles e gostariam de uma performance mais satisfatória em termos de gráficos. O grande problema é que a GPU de um notebook é muito aquém de sua contraparte, só que isso está para mudar com as novas GTX 980M e 970M.

geforce-gtx-980m

As novas GPUs mobile também fazem parte da nova família de placas de vídeo com arquitetura Maxwell, que prometem entregar gráficos de última geração a um custo energético bem reduzido em comparação a componentes de anos anteriores. Mas em se tratando de performance, as novas placas não fazem feio: a 980M conta com 1.536 núcelos CUDA a 1,04 GHz, com 4 ou 8 GB de VRAM GDDR5 de 5 GHz (256 bits). A GTX 970M por sua vez possui 1.280 núcleos de 0,92 GHz, com opções de 3 ou 6 GB de VRAM GDDR5 a 192 bits.

Isso leva a um ganho de performance impressionante: a nVidia alega que o desempenho fica muito próximo de um desktop, com a 980M chegando a 75% do desempenho da GTX 980, sua equivalente para desktops. Se comparada com as performances das arquiteturas anteriores Fermi e Kepler, as GPUs Maxwell estão muito próximas de reduzir pela primeira o gap entre computadores montados e notebooks, a ponto de um laptop ser tão poderoso quanto um PC da NASA em termos de gráficos.

Testes da nVidia apontam que a 980M é capaz de rodar Battlefield 4 a 1080p no Ultra mantendo uma média de 66 frames por segundo, e até Crysis 3 roda no Very High com Anti-Aliasing em 4xMSAA, com um framerate de 36 fps. E aliado à tecnologia BatteryBoost, o driver limita taxa de quadros de modo a economizar energia quando o notebook não estiver na tomada.

closing-the-gap

Por enquanto as novas GPU estarão presentes em notebooks de ponta das marcas MSI, Gigabyte e ASUS, e por enquanto apenas nos Estados Unidos. Como sabemos que modelos destinados a gamers não costumam ser baratos, é bom separar uns bons trocados para adquirir um equipado com um 980M ou 970M.

Fonte: AT.

relacionados


Comentários