Meio Bit » Arquivo » Games » RoomAlive, a tentativa da Microsoft de transformar a sala em um game

RoomAlive, a tentativa da Microsoft de transformar a sala em um game

Microsoft revela vídeo que demonstra o RoomAlive, um sistema que utiliza diversos Kinects e projetores para nos dar a sensação de estarmos dentro do jogo.

9 anos e meio atrás

roomalive

No ano passado a Microsoft deixou muitos jogadores empolgados ao revelar o IllumiRoom, protótipo que tentava passar uma maior imersão ao fazer com que os jogos saíssem da tela da TV, mas que infelizmente não deverá ser comercializado. Isso porém não significa que o conceito foi engavetado e agora a empresa revela uma ideia que pode ser considerada a evolução daquele protótipo. Com vocês, o impressionante RoomAlive!

Desenvolvido pela Microsoft Research, esta nova versão nem mesmo precisa de uma televisão, usando seis Kinects e diversos projetores para transformar a sala de estar em uma verdadeira arena de jogos, algo que pode não ser tão preciso e realista quanto um holodeck, mas serve para passar uma sensação incrível de estarmos dentro de um mundo virtual e nos mostra como poderá ser o futuro dos games.

Como pode ser visto no vídeo demonstrativo divulgado por eles, o sistema identificará automaticamente os objetos presentes no local e gerará imagens com as quais os usuários poderão interagir, tudo em tempo real e com enorme potencial para coisas muito divertidas. Num trecho por exemplo podemos ver o sistema transformando o chão da sala em um rio.

No futuro exploraremos abordagens e experiências que envolvam múltiplos usuários,explicaram (PDF) os responsáveis pelo projeto. “O RoomAlive oferece um vislumbre de como um escalável sistema de multi projetores pode transformar qualquer sala em uma imersiva experiência aumentada de jogos. Muitas novas e empolgantes possibilidades restam para serem exploradas.

O problema é que atualmente algo com essas características é inviável em larga escala, já que custaria muito caro para o usuário e por isso a Microsoft espera que a tecnologia empregada possa ser distribuída em aparelhos menores e que custem menos para serem produzidos.

Nesta indústria as coisas mudam muito rapidamente e pode ser que o RoomAlive nunca seja produzido, morrendo apenas como um protótipo, mas mesmo não achando que ele será responsável por nos fazer aposentar a televisão, servindo mais como um diferencial, assim como o Kinect tem se mostrado, a ideia de usar os objetos da sala como parte do jogo me parece fantástica.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários