Meio Bit » Arquivo » Indústria » HP planeja se dividir em duas companhias distintas

HP planeja se dividir em duas companhias distintas

Após não conseguir vender divisão de PCs, HP anuncia separação da companhia em duas empresas distintas, focando em separado mercado consumidor e corporativo

9 anos atrás

hp

E os boatos se mostraram verdadeiros. A HP anunciou nesta segunda-feira que de fato prepara-se para dividir a companhia em duas empresas distintas, uma voltada para o consumidor final e outra focada no mercado corporativo. Motivo: a incapacidade de vender a divisão de PCs para terceiros.

O plano original de dividir a HP em duas vêm de três anos atrás, mas havia sido colocado no gelo em prol de tentativas de capitalizar em cima da divisão de computadores pessoais, tentando vendê-la para um terceiro interessado. A operação de desktops e notebooks totalizou US$ 32 bilhões em 2013, um número não de todo desprezível. Ainda assim tanto a Dell quanto a Lenovo recusaram a oferta, o que deixou a CEO Meg Whitman sem muitas alternativas. Ao ser partida ao meio, ambas poderão operar em separado e buscarem investimentos e compradores, se assim desejaram.

A HP agora ficará assim: a divisão de PCs e impressoras passará a se chamar HP Inc., mantendo o logo atual e sendo capitaneada pelo atual líder de Impressão e Sistemas Pessoais Dion Weisler. A divisão corporativa passará a se chamar Hewlett-Packard Enterprise (o que deixa claro a intenção de distanciar uma da outra ao máximo) e seu conselho será chefiado pela diretora independente e membro do conselho Patricia Russo. Já Whitman será chefe do conselho da HP Inc. e CEO da Enterprise.

A divisão da companhia será concluída até o fim do ano e espera-se que com isso a HP consiga colocar ordem na casa, tendo em vista um mercado que cada vez mais se afasta do desktop e prioriza dispositivos móveis. Resta saber se com isso ela consiga de fato atrair compradores.

Fonte: WSJ.

relacionados


Comentários