Meio Bit » Arquivo » Games » Black The Fall, o 1º projeto surgido do Square Enix Collective

Black The Fall, o 1º projeto surgido do Square Enix Collective

Mesmo sendo uma bagunça completa, Square-Enix Collective permitiu o surgimento de Black The Fall, um curioso run 'n gun de um pequeno estúdio romeno

9 anos atrás

black-the-fall

Em 2013 a Square-Enix delineou novas formas de desenvolver novos game e também aproximar os desenvolvedores de seu público. Uma dessas iniciativas veio a se tornar o Square-Enix Collective, um fórum onde devs apresentam e discutem ideias com os jogadores, e onde os games mais proeminentes são apoiados pela desenvolvedora de formas que não envolvam dinheiro: ferramentas, distribuição e organização da campanha de crowdfunding. Em suma, uma bagunça.

Um ano depois, apenas um game conseguiu chamar a atenção do público e se tornar real: trata-se de Black The Fall, criação do romeno Sand Sailor Studio.

O game é um curioso run 'n gun com temática bem dark, descrito pelos desenvolvedores como "um sonho preto-e-branco inspirado em experiências de uma infância passada atrás da Cortina de Ferro". Em muitos aspectos ele lembra bastante Limbo principalmente por ser bem focado em puzzles, embora conte com mais elementos de ação. Ele percorreu um longo caminho até agora, tendo sido aprovado no Steam Greenlight e está disponível desde julho para compra antecipada por R$ 17,99, só que a Square-Enix não ajudou muito nessa empreitada.

O Square-Enix Collective foi criado para prover aos desenvolvedores apoio da comunidade, ferramentas de desenvolvimento e ajuda na distribuição do game, além de uma parceria com o Indiegogo, que seria o canal para arrecadar os fundos necessários. Em nenhum momento a distribuidora japonesa se comprometeu a investir financeiramente nos games, porém a campanha de crowdfunding também não saiu como esperado (tanto é que o game foi para o Kickstarter). A bem da verdade o fórum é uma bagunça completa, em um ano Black The Fall é o único game surgido lá que conseguiu projeção e está em vias de se tornar um projeto real.

Em verdade, Black The Fall é o projeto mais antigo dos 13 em destaque no Square Collective, portanto há uma chance de que mais games surgidos lá saiam para o grande público. Porém, no momento o fórum da Square precisa melhorar em alguns aspectos e melhorar o apoio aos desenvolvedores.

Se você se interessou e quiser ajudar o game a se tornar real, a página do Kickstarter está aqui. A previsão é que Black The Fall seja lançado em definitivo para PC, Mac e Linux em agosto de 2015.

Fonte: VG24/7.

relacionados


Comentários