Meio Bit » Games » Review: com Just Dance Now, a festa é em qualquer lugar

Review: com Just Dance Now, a festa é em qualquer lugar

Acompanhe nosso mini-review de Just Dance Now, a aposta da Ubisoft para tornar sua franquia musical ainda mais popular dissociando-a dos consoles de mesa

9 anos e meio atrás

just-dance-now-001

Raras foram as vezes que eu me aventurei em um game de dança como as séries Just Dance ou Dance Central. Além do fato de eu ser um tremendo pé-de-chumbo, jogar um game desses sozinho não é lá muito agradável. Tanto é que as poucas vezes que arrisquei eu estava acompanhado. Só que a Ubisoft conseguiu me chamar a atenção com Just Dance Now por um motivo: a fim de tornar sua franquia ainda mais popular, ela resolveu a equação considerando que o console de mesa era dispensável. Daria certo?

Não só deu certo como é extremamente divertido. E mais do que isso: simples.

just-dance-now-002

Just Dance não é uma franquia pequena: desde 2009 ela já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todos os consoles em que já esteve presente - PS4, Xbox One, Wii U, PS3, Xbox 360 e Wii. Só que era preciso mais. A Ubisoft queria que dispositivos mobile também fizessem parte da festa, mas não como tradicionalmente é feito, com controles em tela e você tendo que apertar botões. A experiência da franquia não deveria ser sacrificada, e por isso a única alternativa que restava era tornar o gadget um sensor de movimentos, exatamente como o Wiimote.

Ao fazer isso, Just Dance Now não precisa de um console para ser executado. A Ubisoft deixou tudo a cargo da nuvem, através da tecnologia proprietária chamada Ubi Bluestar é possível conectar qualquer dispositivo independente da rede de dados, de 2G a LTE e Wi-Fi. O console passa a ser qualquer tela conectada, desde que o navegador seja compatível com HTML5: ou seja, Safari, Firefox, IE a partir da nona versão e Chrome rodam o jogo tranquilamente. E no caso do último é possível espelhar a aba do navegador para o Chromecast (ainda não há suporte nativo para o dongle do Google).

just-dance-now-000

Do lado dos gadgets é possível rodar o game em Androids a partir da versão 2.3 e em iPhones 3GS. O iPad também pode ser utilizado como tela (há um app dedicado) desde que rode no mínimo o iOS 6. A partir daí é simples: o jogador acessa o site www.justdancenow.com, sincroniza o game com a conta do Facebook (até para encontrar os amigos) e cria uma sala, em que todos os que estiverem no mesmo local vão poder entrar para dança. O game não tem um limite de jogadores simultâneos, desde que estejam todos juntos.

just-dance-now-003

just-dance-now-004

Daí em diante a interface é praticamente a mesma: você escolhe uma música e chacoalha o esqueleto com seus amiguinhos. Até o momento 53 músicas estão disponíveis para o jogador, mas há uma pegadinha: embora Just Dance Now seja gratuito, apenas cinco ou seis delas estarão disponíveis e o setlist é rotativo, todos os dias as músicas liberadas mudam. Para ter acesso a todas é preciso abrir a carteira e adquirir passes VIP com prazo de validade. O período em que as músicas ficam disponíveis depende de quanto você está disposto a pagar: de US$ 1,99 por uma hora ou US$ 54,99 por um ano.

Eu vejo da seguinte forma: é interessante para quem não possua o game em consoles de mesa ou não tenha videogames, pois fora disso é questionável. Apesar disso, o valor totla dos DLCs dos games da franquia Just Dance costuma mais do que dobrar o preço do game, então é uma questão de cada um saber onde seu calo aperta. De qualquer forma, apenas uma pessoa precisa comprar o passe VIP e todos terão acesso a todas as músicas, que vão até o momento de Lady Gaga a ABBA, passando por Kiss, LMFAO, Daft Punk, Ray Parker Jr., Selena Gomez, Las Ketchup, PSY, Gloria Gaynor... e claro, vocô pode compartilhar seu score no Facebook e compará-lo com outros jogadores mundo afora.

setlist

No fim das contas Just Dance Now acaba democratizando o acesso à franquia de música, pois smartphones todos têm (inclusive com suporte a versões bem antigas, incluindo iPhones antigos e Androids de entrada na festa), assim como um desktop ou um notebook. Portanto se você sempre teve vontade de jogar e não tinha um console de mesa, agora não há mais desculpa para dançar até cair.

Just Dance Now está disponível para iOS e Android. Para jogar basta acessar o site oficial.

Just Dance Now - Launch Trailer

relacionados


Comentários