Meio Bit » Arquivo » Internet » Android L terá criptografia de dados por padrão

Android L terá criptografia de dados por padrão

Google tornará criptografia de dados padrão no Android L; assim como a Apple empresa diz que não será capaz de passar pela senha configurada pelo usuário

9 anos e meio atrás

android-encrypted

Assim como a Apple, o Google decidiu que não mais irá facilitar a vida do governo ao ceder dados sigilosos de seus usuários mediante solicitações legais. A partir da próxima versão do robozinho, a encriptação de dados passará a ser ativada por padrão no momento em que o gadget é ligado pela primeira vez, deixando se ser um recurso opcional.

A medida visa principalmente evitar que o Google ceda à pressão das autoridades, que muitas vezes fazem requisições de dados de usuários de forma muito ampla e extremamente vaga. A justiça geralmente solicita à Mountain View que repasse informações de toda a atividade do usuário em todos os seus serviços, algo que o Google - diz que - considera deveras questionável. Claro, em tempos de PRISM, Edward Snowden e cia., qualquer medida que vise agradar o usuário frente aos recentes escândalos de segurança é um ponto positivo. Essa é a forma que as empresas de tecnologia norte-americanas encontraram para resistir às solicitações indevidas de dados dos usuários realizadas pela justiça do país.

Recentemente o Google divulgou um vídeo, onde ela detalha de forma bem humorada como analisa os mandados de solicitação de dados:

Ao introduzir a criptografia por padrão em cada novo Android por padrão a partir da próxima versão do sistema móvel, o Google assim como a Apple se livra do problema e joga na mão do usuário a responsabilidade sobre seus dados, já que ambas empresas alegam que a criptografia é tão segura que não possuem meios de sobrepor a senha configurada. Entretanto há problemas: o iOS 8 entregará a criptografia padrão em absolutamente todos os dispositivos que rodem o sistema, novos ou velhos.

Já o Google não possui essa vantagem devido a fragmentação do Android: podem levar meses ou até mesmo anos para que todos os dispositivos que circulam no mercado possuam criptografia ativada. De qualquer forma é uma opção de segurança a mais para quem não quer ver seus dados passeando pelas mãos de qualquer um, mesmo que esse seja a justiça.

Fonte: WP.

relacionados


Comentários