Meio Bit » Arquivo » Games » Tetsuya Nomura entrega direção de Final Fantasy XV

Tetsuya Nomura entrega direção de Final Fantasy XV

Após oito anos de desenvolvimento (ou não), Tetsuya Nomura se afasta da direção de Final Fantasy XV para se dedicar inteiramente à Kingdom Hearts III

9 anos e meio atrás

final-fantasy-xv

Eu já disse várias vezes aqui o quanto eu tenho visto com maus olhos a insistência da matriz da Square-Enix em afirmar que para ela, a única coisa que merece ser considerada como produto de sucesso é a franquia Final Fantasy. Mesmo com os últimos títulos da série não tendo ido muito bem e as divisões ocidentais terem se virado bem com títulos como Deus Ex: Human Revolution, Hitman: Absolution, Sleeping Dogs e Tomb Raider, para ela o décimo-quinto título da série será o que vai definir o futuro dos consoles do Japão, ignorando que seus outros títulos vêm mantendo a empresa longe do buraco.

Falando em Final Fantasy XV, o game consumiu até o momento oito longos anos de desenvolvimento e espera-se que ele seja lançado em 2015 para PS4 e Xbox One (um demo será disponibilizado em breve), mas o "trabalho" do diretor Tetsuya Nomura com o título não agradou, tendo acabado por entregar o cargo a Hajime Tabata (Final Fantasy Type-0).

A desculpa oficial é que Nomura se afastou de FFXV para trabalhar em Kingdom Hearts III, já que a franquia desenvolvida em parceria com a Disney é sua extensa e confusa obra-prima. A posição oficial da Square-Enix é que "Nomura concentrará seus esforços em títulos que exigem seu comprometimento, pois não seriam possíveis sem ele". O game designer pode muito bem ter se enrolado ao longo dos anos, se focando em outros títulos enquanto deixo FFXV na gaveta, e agora a empresa achou que está na hora de pôr o game nos trilhos.

A verdade é que desde que foi anunciado em 2006 com o nome de Final Fantasy Versus XIII, muito pouco se viu do título e com razão ele foi guardado por anos na gaveta do vaporware ao lado de Duke Nukem Forever, que ao ser lançado teve a vaga ocupada por The Last Guardian. O anúncio na E3 2014 não aumentou as expectativas, mas agora durante a Tokyo Game Show 2014 (é tradição da Square e outras softhouses japonesas ignorarem o mercado ocidental e guardarem suas fichas para sua própria feira) indícios foram dados que ao menos comprometida com um lançamento próximo a empresa está.

O demo de Final Fantasy XV não será disponibilizado para todos entretanto: ele será oferecido de graça para quem adquirir Final Fantasy Type-0 HD no PS4 ou Xbox One, que será lançado em março de 2015. Já décimo-quinto capítulo da franquia principal não tem data ainda, e não seria surpresa se ele só aparecer em 2016, completando dez anos desde seu anúncio original.

Fonte: GI.

relacionados


Comentários