Meio Bit » Arquivo » Games » Hearthstone: base instalada dobra em seis meses, com 20 milhões de jogadores

Hearthstone: base instalada dobra em seis meses, com 20 milhões de jogadores

Blizzard ri à toa: Hearthstone: Heroes of Warcraft atinge marca de 20 milhões de jogadores; gastos com microtransações estão indo de vento em popa

9 anos e meio atrás

hearthstone

Em maio último a Activision Blizzard havia divulgado que na ocasião do lançamento de Hearthstone: Heroes of Warcraft para PC e Mac em março sua base instalada já era bem grande: cerca de 10 milhões de jogadores, um número compreensível se levarmos em conta que o título permaneceu em beta fechado por um bom tempo, o que ajudou a aumentar o frisson em torno do CCG digital free-to-play com microtransações, que traria alguns dos principais personagens do mundo de Azeroth.

Só que no mês seguinte o game chegou ao iPad e sua popularidade simplesmente explodiu. Em seis meses a base instalada do game saltou de 10 para impressionantes 20 milhões de jogadores, um feito e tanto para um game que chegou a ser acusado de cópia de Magic: The Gathering. A interação com seus amigos da Battle.net permitiu que o game se alastrasse como uma gripe entre os jogadores dos títulos da Blizzard, principalmente por ser gratuito e oferecer a opção de comprar boosters com dinheiro real como acontece em qualquer CCG, seja ele digital ou físico.

A verdade é que os lucros que Hearthstone está gerando com as microtransações estão deixando o CEO da Activision Bobby Kotick bem feliz, assim como o excelente resultado de Destiny nas primeiras 24 horas após seu lançamento. Em verdade os números da Blizzard com seus títulos estabelecidos World of Warcraft, Starcraft II e Diablo III não são muito bons, cada vez menos pessoas continuam a jogar e WoW ainda possui o agravante de exigir assinatura mensal. Ainda que ele e os dois títulos online da franquia Final Fantasy (XI e XIV) sejam os únicos exemplos de games online nesse formato que ainda são rentáveis, é perceptível que o jogador de hoje está cada vez menos propenso a manter um gasto periódico para jogar qualquer título que seja.

A proposta de Hearthstone por outro lado agradou: um game simples, com mecânica intuitiva que permite a todos se divertirem e principalmente, você não é obrigado a abrir a carteira: mais importante do que ter uma carta poderosa, a melhor estratégia é que fará a diferença. Em todo caso o dinheiro continua entrando, e quando o game foi lançado para Android e iPhone (prometido para breve) é certeza que assim como a base instalada, a grana nos cofres da Blizzard só vai aumentar.

Fonte: GS.

relacionados


Comentários