Meio Bit » Arquivo » Software » Você não se livrará da interface Modern com o novo Windows

Você não se livrará da interface Modern com o novo Windows

Microsoft condensa toda a área de trabalho da interface Modern no novo Menu Inciar, que fará seu retorno na próxima versão do Windows

9 anos e meio atrás

windows-9-modern-001

Fato: a interface Modern não contará com um ambiente dedicado no futuro novo Windows para desktop (chamado informalmente de Windows 9). Entretanto a Microsoft não vai abrir mão dos apps ex-Metro tão fácil. O vazamento de uma build recente aponta que eles sobreviverão naquilo que os consumidores tanto queriam de volta: o Menu Iniciar.

Informações de builds anteriores já apontavam que Redmond iria inserir os apps Modern no Menu, mas a Build 9834 que o pessoal do site ComputerBase conseguiu capturar em imagens mostram que a área estendida do Menu Iniciar será inteiramente ocupada pelos widgets da interface. Já a área à esquerda do Menu será uma combinação entre apps Modern e outros links para pastas e aplicações x86. Na prática a Microsoft preferiu pegar a Área de Trabalho ex-Metro e comprimi-la na forma do Menu clássico, pois é isso que ele era desde o início: ao introduzir o Windows 8, Redmond expandiu o Menu clássico e o revestiu com o Modern para acomodar os widgets. O submenu da interface ainda mantém a mesma estrutura clássica, com pastas e subpastas.

Agora o Menu Iniciar voltaria ao seu formato original, só que trazendo tudo aquilo que absorveu com o Windows 8: os widgets Modern continuarão ativos à direita, e o menu disponibilizará a lista completa à esquerda, dando ao usuário a possibilidade de personalizar quais serão exibidos em destaque. Lembrando, no desktop os apps serão abertos em modo janela, que é um desejo antigo de muitos usuários (muitos deles preferiam que o Modern sumisse, mas a Microsoft não vai dar esse gostinho).

Fora isso o design do novo Windows está ainda mais chapado do que o 8, que já é bem reto. Menus de clique direito em ícone na Barra de Ferramentas não mais contarão com bordas, além da introdução de algo muito útil presente desde sempre em distribuições Linux: desktops virtuais, com a opção de controlá-los através do que parece ser um botão dedicado na Área de Notificação.

windows-9-modern-002

windows-9-modern-003

windows-9-modern-004

 

A previsão é que uma versão preliminar seja disponibilizada até o dia 30 de setembro, assim todos poderão tirar finalmente suas próprias conclusões acerca da nova versão do Windows. O lançamento final é esperado para março ou abril de 2015.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários