Meio Bit » Arquivo » Indústria » NASA enviará missão de coleta de amostras a asteroide que destruirá a Terra (#justkidding)

NASA enviará missão de coleta de amostras a asteroide que destruirá a Terra (#justkidding)

NASA enviará missão para coletar amostra de asteroide que pode vir a se chocar com a Terra no século XXII.

9 anos e meio atrás

Allende_Meteorite

O meteorito Allende é o maior meteorito carbonáceo condrito já encontrado na Terra. O asteroide caiu na Terra em 1969.

A NASA sempre quis mandar uma missão de coleta de amostras para Marte que conseguisse voltar com preciosos pedaços da superfície do nosso vizinho, mas parece que ela vai mesmo é conseguir amostras de um asteroide com sarampo antes de colocar as mãos em qualquer parte do planeta vermelho.

A missão americana para trazer de volta uma amostra do asteroide está aprovada, com financiamento garantido e lançamento marcado para setembro de 2016 a bordo de um foguete Atlas 5, enquanto missões parecidas para Marte estão presas em loops infinitos de burocracia sem qualquer previsão otimista.


O nome da missão, que parece até xingamento, OSIRIS-REx acrônimo para Origins Spectral Interpretation Resource Identification and Security Regolith Explorer, teve seu orçamento de 800 milhões de dólares aprovado, mas demorou tanto que o primeiro pesquisador a propô-la, Michael Drake, morreu aos 65 anos antes de ver o projeto sair do papel.

O cientistas tem especial fascinação por esse tipo de asteroide, apelidado de Bennu (já chamado de 1999 RQ36), pois eles são rochas que sobraram da formação do sistema solar e podem conter moléculas orgânicas complexas, ajudando a entender as origens da vida no nosso sistema. Aliás, um bom número desses asteroides podem nos causar problemas sérios no futuro.

A missão tem previsão de voltar a terra com suas triunfantes amostras em 2023. So long, OSIRIS-Rex

Fonte: SA.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários