Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook apresenta checagem de privacidade aos usuários

Facebook apresenta checagem de privacidade aos usuários

Facebook introduz recursos simplificado para gerenciamento de permissões de privacidade, para que o usuário evite compartilhar mais do que deveria

9 anos e meio atrás

facebook-privacy-checkup

Não é de hoje que o Facebook mexe em suas políticas e interface para deixar a rede social mais "amigável" para seus usuários, embora esteja recheada de problemas bem chatos: embora seja completamente cotovelofóbica, continuamos vendo posts de pessoas sendo decapitadas, animais sendo maltratados e por aí vai.

Como forma de tentar contornar essa situação e ao mesmo tempo passar a responsabilidade para o usuário, o Facebook introduziu uma nova função para facilitar a administração das permissões de compartlhamento das postagens dos usuários, através da chamada Checagem de Privacidade.

Não se enganem pensando que o Zuck está fazendo isso por bondade, preocupado com o que se anda compartilhando no Facebook: ao introduzir uma ferramenta de fácil manuseio e acessível a qualquer momento diretamente na página principal, o Facebook está tirando o seu da reta e forçando o usuário a ser mais cuidadoso  não só com o que compartilha, mas com quem. Com isso a rede social se isentaria de culpa se o usuário postar uma foto ou vídeo ofensivo com a desculpa "a ferramente está na cara do usuário e nós o ensinamos a usá-la, ele que não quis".

Sem delongas, vamos à checagem. é uma janela pop-up acessível através do ícone de configurações no canto superior esquerdo da página principal, no ícone do cadeado (não está disponível para todos entretanto. De cara a primeira opção que ele permite atualizar é a privacidade das postagens: se você quer que todos vejam o que você publica, se apenas seus amigos ou se ainda prefere customizar seus updates. Isso de cara já permite ao menos direcionar cada postagem facilmente.

facebook-privacy-checkup-002

A seguir são as atualizações provenientes de apps. Aqui dá para editar da mesma forma quem você quer que veja quando você está compartilhando um texto no WordPress, jogando um game ou fazendo check-in, bem como permitir a remoção de apps que você nem lembrava que estavam conectados à sua conta mas estavam lá de qualquer forma.

facebook-privacy-checkup-003a

Por fim a exibição de informações pessoais mais relevantes. Você pode da mesma forma customizar quem vai ver suas informações sobre formação acadêmica, cidade de origem, local onde mora e status de relacionamento. Em todos os casos essas são as informações mais vistas, e há a possibilidade de realizar ajustes finos diretamente na página de configurações. Em todo caso, é ficar atento para quando a função estará disponível para você.

Fonte: FB.

relacionados


Comentários