Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony QX1 e QX30, lentes mirrorless para seu smartphone

Sony QX1 e QX30, lentes mirrorless para seu smartphone

Sony apresenta na IFA 2014 a nova geração de suas câmeras externas para smartphones: a DSC-QX30 e a ILCE-QX1, que suporta lentes intercambiáveis

9 anos e meio atrás

ilce-qx1-001

Dito e feito: a Sony apresentou na IFA 2014 a segunda geração de suas câmeras externas para smartphones. A QX1 e a QX30 chegam para trazer uma experiência muito próxima de um dispositivo profissional de fotografia, principalmente quando olhamos para a QX1, que é compatível com o E-Mount e portanto, aceita lentes intercambiáveis.

dsc-qx30

A DSC-QX30 é uma solução completa, uma atualização da QX10 que conta com resolução de 21 megapixels, estabilizador óptico e zoom de 30x. Entretanto é a ILCE-QX1 o grande destaque. Com processador BIONZ X e sensor CMOS Exmor APS-C de 20,7 megapixels, aliado à possibilidade de troca de lentes graças ao E-Mount permite que o usuário possa ter uma experiência próxima de um fotógrafo profissional. A intenção da Sony é entregar um produto que cada vez mais permita que um smartphone se aproxime de uma mirrorless, causando levantar de sobrancelhas dos profissionais.

ilce-qx1-002

A grande questão não é a qualidade dos acessórios, a primeira geração das câmeras era muito boa. O problema reside no investimento que o usuário terá de fazer para tornar seu smartphone em algo próximo de uma DSLR, caso opte pela QX1. Ela chegará ao mercado custando US$ 400 (o preço sugerido da QX30 é US$ 350), um valor obviamente inferior mas se combinado com o preço do smartphone, o investimento total não será tão distante de uma câmera profissional assim (excluindo as lentes, claro). Obviamente a Sony joga com a carta da praticidade: ao invés de se carregar celular e câmera mirrorless, o fotógrafo leva um acessório menor que é acoplado ao seu gadget, e o controla através do app PlayMemories, disponível para Android e iOS.

Eu gostaria de ter algo assim para utilizar com meus gadgets, mas o custo envolvido é alto e ao menos para mim, que sou apenas um curioso em fotografia é um investimento injustificado. Um fotógrafo profissional se sentiria atraído por essas câmeras por outro motivo que não a curiosidade? Difícil saber. Entretanto, como a Sony está atualizando a linha e resposta do público deve ter sido boa o suficiente para justificar os lançamentos.

A DSC-QX30 estará disponível neste mês, enquanto que a ILCE-QX1 chegará às lojas em novembro.

http://www.youtube.com/watch?v=s0uArita0koSony — Lens-style Camera DSC-QX30 - go smarter.

http://www.youtube.com/watch?v=Rz-9ThFyhdgSony — Lens-style Camera ILCE-QX1 - go smarter.

Fonte: PB.

relacionados


Comentários