Apple enumera as principais razões que a levam a rejeitar apps

rejected-001

Apesar de não ser a maior loja de apps mobile, a App Store é de fato onde a grana está. Desde a abertura da lojinha da Apple, desenvolvedores já lucraram mais de US$ 15 bilhões, o que leva muitos a priorizarem a plataforma Mac/iOS, isso quando não trabalham exclusivamente com a maçã. Por exemplo, Paul Haddad do Tweetbot é um dos que não pretende trabalhar com Android ou Windows Phone nem que sua vida dependa disso.

Claro, com tanta gente tentando entrar a Apple possui regras ferrenhas de aprovação, e muitos apps acabam dando com a cara na porta. Agora pela primeira vez a empresa apresenta as principais razões que podem levar à rejeição de um app.

Cupertino publicou em seu site para desenvolvedores uma página com uma série de dicas para evitar que apps sejam barrados pelo elevado controle de qualidade de Cupertino, que impede um programa qualquer de poluir sua refinada lojinha com bugs ou uma estética inferior. De todas as recusas de aplicações que ocorrem na App Store, 58% delas se dão devido a caírem nos 10 motivos mais comuns.

rejections

Mas quais seriam as principais razões que levam um app a ser considerado inadequado para os iGadgets? Aqui estão elas:

  • Falta de informações (14%);
  • Bugs (8%);
  • termos do Acordo de Licença do Programa de Desenvolvimento não atendidos (6%);
  • a interface não atingiu o padrão exigido pela Apple (6%); a empresa diz que os clientes exigem interfaces “simples, refinadas, criativas e bem pensadas”. Interfaces complexas ou que não sejam boas serão rejeitadas;
  • nomes, descrições ou screenshots que não sejam relevantes ou não façam referência à funcionalidade do app (5%);
  • apps com informações fraudulentas ou que usem nomes e/ou ícones similares a produtos de terceiros (5%);
  • discrepâncias entre nome de apps exibidos no iTunes Connect e no dispositivo, o que pode causar confusão (4%);
  • apps com textos de exemplo (4%);
  • apps com classificações inapropriadas (3%);
  • apps em versões beta, demo, trial ou test (2%).

·  
Embora algumas condições sejam estranhas, como a Apple está na posição de dona do dinheiro faz sentido ela exigir que os desenvolvedores mantenham alto o nível das aplicações que desenvolvem, inclusive esteticamente, de acordo com o visual de seu próprio sistema. Portanto, se você é um dev é bom manter essas dicas sempre à mão na hora de criar seus apps e não terá dor de cabeça.

Fonte: Apple.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Mario Junior

    O que falta na playstore e na WP Store, é controle de qualidade.

    • O controle de qualidade seria feito supostamente pelos usuários, mas com a quantidade absurda de “dou 1 estrela, se for bom dou 5” fica difícil – muitas vezes o próprio aplicativo força a isso. Já recebi vários “que tal dar 5 estrelas?” ou “avalie agora”. Fora a galera do Galaxy Y tentando instalar “Age of shadows” ou algo que o valha “não funciona no meu, jogo porcaria”. Mas isso também o desenvolvedor poderia estabelecer apps compatíveis ou não, ou a loja implementar uma forma de identificar processador, memória etc e cruzar com os requisitos mínimos do jogo.

      Fora os malwares.

      Hoje antes de instalar algo procuro resenhas em sites “confiáveis” (porque hoje parece que todo mundo é pago por alguém) e dou preferência a apps pagos.

      • Edmilson_Junior

        Concordo com todos os pontos mas tenho tendência a procurar vídeos do jogo, nas resenhas tem como forçar para um lado ou outro mas no vídeo é mais difícil.

      • Bruno Rocha

        O problema da Playstore é que os apps não são organizado em temas próprios, como por exemplo apps que ativam seu flash pra usar como lanterna. Você pesquisa e tudo aparece como uma bagunça. Puderia ser como são os apps do Chrome, bem organizados.

  • Othermind

    Em compensação a play store é a casa da mãe joana.. tem tanta traqueira, incluindo aplicativos que copiam o outro ate no nome que tem que garimpar muito pra achar as coisas…

  • Pingback: Nokia lançará HERE Maps para iOS até o fim do ano()

  • Bruno Rocha

    Eu acho que algumas dessas deviam ser feitas na Playstore. Você procura um App pra câmera e vem uma enxurrada de lixo clonado

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis