Meio Bit » Arquivo » Internet » Um Skype pra chamar de seu?

Um Skype pra chamar de seu?

TOX, um projeto de VoIP sem servidor central, caminha a passos largos. Resta saber se no futuro ele terá penetração suficiente para concorrer com o todo-poderoso Skype e se representará alguma ameaça a hegemonia microsoftiana.

9 anos e meio atrás

Unknown-660x572

O 4Chan é relacionado a tanta coisa (e outras tantas são relacionadas a ele sem o ser de fato) que não é de espantar que isso possa ter nascido lá.

Aparentemente uma galera esperta começou um novo projeto para criar uma versão do Skype (a bem da verdade um software de VoIP) utilizando criptografia forte e bibliotecas livres.

Começando muito rapidamente o projeto, do jeito que só o trabalho colaborativo consegue ser, eles logo batizaram a iniciativa de TOX, com conta no GitHub e tudo mais. A ferramenta, surpreendentemente fácil de usar, já teve sua primeira versão disponibilizada para o público e a equipe responsável por ela tenta agora certificar o código junto a agências independentes, para provar que ele é seguro.

O objetivo principal por trás do TOX é criar uma ferramenta de comunicação que, além de segura, não dependa de nenhum servidor central e utiliza o mesmo tipo de tecnologia que o Bit Torrent usa para efetuar conexões diretas entre usuários. O protocolo desenvolvido por eles já conta com diversos clientes, cada um com diferentes recursos, mas o core do sistema é o mesmo em todos.

Eles estão prometendo versões oficiais da ferramenta para praticamente todos os sistemas operacionais existentes. A implementação mais nova, chamada convenientemente de uTOX, promete facilitar muito a criação das chaves públicas necessárias para que a comunicação segura de fato ocorra.

O projeto caminha a passos largos. Resta saber se no futuro ele terá penetração suficiente para concorrer com o todo-poderoso Skype e se representará alguma ameaça à hegemonia microsoftiana.

Fonte: Wired.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários