Meio Bit » Arquivo » Ciência » Pesquisadores desenvolvem o Enactive Torch, uma bengala eletrônica para cegos

Pesquisadores desenvolvem o Enactive Torch, uma bengala eletrônica para cegos

O objetivo é oferecer uma alternativa tecnológica aos cegos, já que os mesmos dependem da bengala ou de um cão guia como únicas opções.

10 anos atrás

Enactive Torch

Um novo tipo de sensor pode ajudar cegos a detectar objetos à frente deles. Chamado Enactive Torch, o equipamento envia sinais infravermelhos que permitem ao usuário perceber objetos próximos, graças a um pequeno vibrador preso ao pulso que alerta quando o sujeito está próximo de uma parede ou batente de porta, por exemplo.


O dispositivo foi criado por Luis Favela, Tom Froese e Adam Spiers, na Universidade de Cincinnati. O objetivo é oferecer uma alternativa tecnológica aos cegos, já que os mesmos dependem da bengala ou de um cão guia como únicas opções.

O equipamento é bem grande por enquanto, mas seus criadores esperam criar uma versão mais compacta depois dele passar por mais experimentações. Atualmente seu tamanho é de aproximadamente 15 centímetros de comprimento.

Favela fala sobre a decisão de criar o Enactive Torch:

Em minha pesquisa eu descobri que existe um estigma emocional sobre as pessoas cegas, particularmente crianças. Quando você está na escola fundamental quer ser parte de um grupo, isso é difícil quando você carrega uma bengala.”

27 estudantes vendados serviram como objeto de estudo em um ambiente desconhecido. Eles conseguiram se deslocar facilmente por portas e evitar paredes, além de desviar de objetos próximos aos pés.

Segundo Favela não há grande diferença no desempenho dos participantes usando o Enactive Torch, a visão ou uma bengala comum. Ele afirma ter ficado surpreso como o sentido do tato pode ser equivalente ao da visão.

Fonte: TC.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários