Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo responde pedido de fãs por tributo à Robin Williams

Nintendo responde pedido de fãs por tributo à Robin Williams

Fãs pedem que Nintendo considere incluir um NPC homenageando Robin Williams na franquia Zelda; empresa responde (educadamente), mas não da forma que queriam

9 anos e meio atrás

robin-zelda-williams-four-swords-anniversary-edition-commercial

Além de ser um ator e comediante excepcional, Robin Williams era um gamer. Mais do que isso, ele tinha uma relação de amor com a série The Legend of Zelda, tanto que deu o nome da princesa de Hyrule à sua segunda filha Zelda Rae Williams, nascida em 1989. A Nintendo obviamente viu nisso uma oportunidade excelente de não só realizar excelentes peças de marketing como provar seu ponto de que é uma empresa família, ao mostrar pai e filha jogando juntos.

Só que Williams se foi, e os fãs da Nintendo e do ator julgaram que ele merecia o reconhecimento pela empresa japonesa com uma homenagem póstuma.

Uma petição online no Change.org conseguiu reunir mais de 100 mil assinaturas, com o intuito de que a Nintendo considerasse a inclusão de um NPC chamado "Robin" em um próximo título da franquia Zelda. Considerando todo o envolvimento emotivo que Williams teve com a série, eu julgaria interessante que o próprio rei de Hyrule (que nem sempre recebe um nome próprio) fosse o personagem mais adequado, por razões para lá de óbvias.

Só que diferente da Blizzard, que mais do que rápido anunciou a inserção de um NPC em homenagem à Williams em World of Warcraft, a Nintendo preferiu bancar... bem, a Nintendo. Em resposta aos pedidos dos fãs, um porta-voz da companhia deu a seguinte declaração:

A Nintendo amava Robin Williams. Nossos corações vão para toda sua família, especialmente para Zelda Williams, com quem trabalhamos várias vezes. (...) Nós apreciamos o grande apoio da comunidade de jogadores, e ouvimos os pedidos de fãs para honrá-lo em um game futuro. Nós não discutiremos o que poderá ser feito em títulos vindouros durante este momento difícil, mas manteremos nossas memórias de Robin próximas de nós.

Considerando o histórico da Nintendo em que ela não ouve ninguém de fora, nem mesmo seus fãs (vide o caso Tomodachi Life), tal declaração faz sentido. Entretanto, ela não disse sim e nem não, e se formos avaliar friamente ela atendeu ao pedido da petição, que era considerar fazer uma homenagem, e não torná-la real de fato.

Por outro lado, o mais provável é que a Big N não seja tão insensível assim, e o trecho "durante este momento difícil" dá a dica, a empresa não quer se passar por oportunista ao anunciar uma homenagem agora, enquanto o choque da morte de Robin Williams ainda não passou. A Blizzard não hesitou em fazê-lo, bem como a Apple, que organizou uma coleção de filmes no iTunes. Portanto é mais do que possível que num futuro não muito distante possamos ver um Robin no mundo de Zelda sem o menor aviso, pois é assim que a Nintendo é.

Fonte: P.

relacionados


Comentários