Meio Bit » Arquivo » Internet » Suporte de versões antigas do IE encerrar-se-á em 2016

Suporte de versões antigas do IE encerrar-se-á em 2016

Apesar do suporte do IE 6 acabar só em 2015 (sério?), Microsoft deixará de manter qualquer outra versão do navegador que não a mais recente a partir de 2016

10 anos atrás

inori-aizawa-cosplay-by-alex-nguyen

Que a Microsoft mantém o suporte a seus softwares por longos períodos, isso todo mundo sabe. O problema é que dependendo da situação isso pode acarretar problemas sérios de segurança. Que o diga a insistência em manter o Internet Explorer vivo até (pasmem!) julho de 2015, principalmente por estar ligado ao Windows Server 2003, cujo suporte acaba no mesmo mês. Junto com eles irão para o limbo o IE 7 e 8.

O grande problema é que Redmond continua soltando atualizações de segurança para versões legadas de navegadores antigos, e apesar de ainda ser líder em desktops é fato que a maioria de suas encarnações anteriores defasaram muito e são inseguras, além de que desenvolvedores web geralmente os odeiam. Isso finalmente vai acabar, mas ainda vai demorar um bocadinho.

A partir do dia 12 de janeiro de 2016, a Microsoft não mais dará nenhum suporte ou lançará quaisquer atualizações de navegadores anteriores ao mais recente suportado por cada versão do sistema operacional, no momento IE 9, 10 e 11. Basicamente a empresa anunciou ter movido todas versões do browser do IE 8 para trás para o modo de manutenção, deixando-os razoavelmente utilizáveis por mais 18 meses. Após o deadline, usuários só poderão utilizar as seguintes combinações:

  • Windows Vista SP2 e Internet Explorer 9;
  • Windows Server 2008 SP2 e Internet Explorer 9;
  • Windows 7 SP1 e Internet Explorer 11;
  • Windows Server 2008 R2 SP1 e Internet Explorer 11;
  • Windows 8.1 e Internet Explorer 11;
  • Windows Server 2012 e Internet Explorer 10;
  • Windows Server 2012 R2 e Internet Explorer 11.

 
A Microsoft tem que realmente enxugar a miríade de versões do Internet Explorer correntes no mercado, porque ninguém quer continuar dando suporte a navegadores pra lá de engessados e inseguros porque um cliente não usa outro além do IE 6. Parece bizarro mas isso acontece muito. E claro, embora seu market share geral tenha caído muito ele ainda está muito presente nos computadores pessoais com Windows, principalmente pelo fato de que muitos não tem o costume de sequer instalar outro browser.

Fonte: AT.

relacionados


Comentários