Meio Bit » Arquivo » Games » SNK processa Square Enix por violação de copyright em mangá

SNK processa Square Enix por violação de copyright em mangá

Policiais invadem escritório da Square Enix em Tóquio devido ao uso teoricamente não autorizado de imagens de games da SNK em um mangá.

9 anos e meio atrás

tkof-xiii

E a Square Enix acabou se envolvendo em um rolo um tanto desagradável com a SNK Playmore devido a direitos autorais. Para quem não sabe, a desenvolvedora japonesa também é dona da Gangan Comics, uma editora de mangás originalmente possuída pela Enix antes da fusão com a Square. Foi através dela que obras como Fullmetal Alchemist e Soul Eater foram originalmente publicadas, além de adaptações de games da empresa como Dragon Quest e Kingdom Hearts.

Uma dessas obras que tem feito certo barulho chama-se High Score Girl. Ambientada nos anos 90, ele conta a história de um moleque que não é bom em nada a não ser em videogames que é absolutamente destruído pela garota rica, mais popular e bonita da sala em qualquer game que eles venham a jogar. A obra faz referências visuais detalhadas de vários games da época, como podemos ver aqui:

manga-001

manga-002

Como High Score Girl está se tornando bem popular ele garantiu uma adaptação em anime, e aí que a coisa ficou feia: como o mangá utiliza imagens de games também da SNK, o estúdio de animação contatou a developer para ter acesso a imagens e sons dos títulos originais para serem utilizados. Foi então que eles descobriram que a obra fez uso “mais de 100 vezes” de imagens de games como The King of Fighters e Samurai Shodown nas páginas do quadrinho.

A SNK alega que a Square Enix não solicitou autorização para reproduzir os games no mangá. Após tentar contatar a Square e não receber resposta, a SNK obviamente abriu um processo criminal que resultou em uma ação de busca nos escritórios do desafeto. Curiosamente a obra atribui os direitos autorais à SNK e outras, mas pelo visto pode ter sido marmotagem:

manga-003

A coisa está tão feia que a SNK vai levar a briga até as últimas consequências, o que pode resultar não só a suspensão da publicação como levar funcionários da Square Enix para a cadeia, que foram intimados em separado.

Fonte: Sankaku Complex.

relacionados


Comentários