Meio Bit » Arquivo » Hardware » Especialistas apontam quebra de segurança de dispositivos USB

Especialistas apontam quebra de segurança de dispositivos USB

Especialistas apontam para falha de segurança do USB, onde programas maliciosos transformam gadgets em terminais de roubo de informações

9 anos e meio atrás

pendrive

De acordo com Karsten Nohl, cientista-chefe da SR Labs, todos estamos sujeitos a estarmos portando verdadeiros hubs de hackers em nossos bolsos: segundo pesquisa publicada nesta semana, hackers podem explorar falhas de segurança em dispositivos USB e transformá-los em gasgets que captam informações dos usuários assim que são espetados.

Segundo Nohl, o grande problema do USB é sua popularidade: hoje não um único computador minimamente decente que não possua ao menos uma porta, bem como a grande maioria dos dispositivos mobile e acessórios são compatíveis com a interface. O que foi descoberto agora é que devido diversas classes de dispositivos USB utilizados, alguns de seu componentes são mais suscetíveis à reprogramação externa do que outros. Isso leva à possibilidade de hackers enviarem instruções maliciosas que para assumir o controle dos periféricos, ao reescrever a programação de chips. Como nem o sistema operacional ou o device não possuem defesas quanto a isso, o periférico é convertido sem que o usuário sequer note.

O pior da história é que uma vez infectado é virtualmente impossível se livrar do problema, bem como detectar de onde veio o vírus. Os testes feitos envolveram reescrever instruções em chips fabricados pela taiwanesa Phison Electronics, que por sua vez foram transferidos para pendrives e smartphones Android. Uma vez espetado, o device pode executar diversos comportamentos maliciosos, dependendo de como o hacker o programar: keylogger, redirecionar o DNS, executar comandos, instalar vírus em diversos componentes do computador...

Segundo Nohl é impossível se defender desse tipo de ataque. Como o SO é incapaz de detectar problemas nos controladores USB, mesmo formatar o HD não resolve - o device pode salvar suas instruções na BIOS ou outros componentes, que infectam qualquer device espetado no computador. Em suma, uma vez invadido o hardware se torna permanentemente inseguro - pelo menos por enquanto.

Nohl comenta que a Silicon Motion Technology Corp e a Alcor Micro Corp. fabricam chips similares aos da Phison e que em teoria estariam sujeitos ao mesmo problema. Em nota, o advogado da Phison Alex Chiu diz que a empresa foi contatada pela SR Labs acerca da pesquisa em maio, mas não foi informada dos detalhes, e ao que lhe cabe, "é muito difícil reescrever o comportamento dos chips da Phison sem ter acesso a material confidencial". Representantes da Silicon Motion e Alcor não puderam ser localizados para comentar sobre o caso. Já o Google não re recusou a responder.

De qualquer forma, ainda não é caso para o apocalipse do USB: como vimos a técnica não é simples e se hackers fazem uso dela, é provável que seja em pequena escala. De qualquer forma a falha existe e segundo Christof Paar, professor de engenharia elétrica da Universidade de Bochum, a descoberta é boa pois abrirá os olhos dos fabricantes de hardware, propiciando que eles fiquem mais atentos e consertem as falhas, tornando a proteção dos dispositivos USB mais rígida.

Na verdade não é essa a primeira vez que vemos uma exploração da porta USB: em dezembro arquivos vazados por Edward Snowden detalharam uma prática similar executada pela NSA, chamada de "Monkey Calendar".

Fonte: SR Labs via R.

relacionados


Comentários