Rússia quer acesso ao código-fonte da Apple e SAP

Laguna_Vladimir_Putin_iPad

Ninguém segura Vladimir Putin. Depois de ter posto o Tor a prêmio (com ele mantido pelo Pentágono? Quá quá quá), de membros do governo alterarem o wiki sobre a queda do MH-17 para culpar a Ucrânia e banir processadores imperialistas do país, além de impor que blogueiros e tuiteiros devem se registrar junto à agência de notícias estatal, o presidente russo quer botar a mão no código-fonte da Apple e SAP, sob acusação de que ambas empresas espionam o país e que poderiam revelar segredos sensíveis.

Obviamente, esse é um movimento de represália. Como tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia aprovaram sanções à Rússia devido seu envolvimento no sururu que acomete a Ucrânia, agora surgiu a proposta feita na semana passada pelo ministro das comunicações Nikolai Nikiforov aos representantes de ambas empresas no país: o gerente-geral da Apple na Rússia Peter Engrob Nielsen e o diretor local da SAP Vyacheslav ORekhov. A desculpa oficial é que a proposta tem como objetivo proteger os direitos e a privacidade dos cidadãos russos (sei…), bem como obviamente informações sensíveis do Kremlin.

Como carta na manga, o ministério mencionou a cooperação de longa data da Microsoft com o país, onde ela compartilha o código-fonte do Windows e outros produtos com a Atlas, uma empresa de segurança da informação ligada ao estado desde 2003. Com isso, o ministério diz que empresas estatais que utilizam serviços de companhias que não compartilham seus dados podem se colocar em situações complicadas. Nikiforov disse que isso não significa que ambas têm algo a esconder, mas levantou a dúvida de agendas secretas “caso se recusem a cooperar com a Rússia”. Obviamente, tanto a Apple quanto a SAP se recusaram a comentar o assunto.

Há não muito tempo atrás, o governo russo baniu iPads de repartições públicas pelo mesmo motivo: a espionagem que a NSA estaria realizando no país (como coisa que Putin é inocente) de empresas, visando posicionamento comercial privilegiado (como ocorreu com a Petrobrás) e os dispositivos da maçã seriam intermediários. Na época Nikiforov disse que isso não significava um fim da parceria entre Moscou e Cupertino, mas é evidente que Putin deseja o controle total de toda a informação que passa pelos servidores do país. O grande problema é que ao ceder todo o código-fonte para a Rússia, tanto a Apple quanto a SAP poderiam se colocar em situações fora de controle, algo que se vivo fosse Steve Jobs não permitiria nem em seus sonhos mais insanos.

Não há mocinhos nessa história. Por um lado a Rússia tem razão em reclamar, mas é bom estarmos cientes que estamos falando de Vladimir Putin, um ex-KGB (eu sei) que está fazendo de tudo para controlar a Mãe Rússia nos moldes da velha URSS, com culto à personalidade e tudo. No mais, eu só lamento que em outros tempos os russos usavam métodos de espionagem mais interessantes.

anna-chapman

Fonte: R.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Pacificador

    SÓ isso os russos querem?
    O acesso aos códigos fonte, da Apple e da SAP?
    Mais nada?
    Como se fala em russo, “e na bunada não vai dinha”?

    • Well Dias

      и ничто бу не будет dinha? 😀

  • The Courier

    ‘a espionagem que a NSA estaria realizando no país (como coisa que Putin é inocente) de empresas’

    é, e o EUA ou qualquer outro pais do mundo não banem nada nem ninguem que espionam eles pq ‘eu tb faço isso’

  • Aleandre Da Silva Costa

    É uma situação complicada, caso de segurança nacional, tanto que a microsoft faz isso para todos países, com um acordo de confidencialidade claro. Mas no caso de Russia e china aonde pirataria e a coisa mais legalizada do mundo , eu não sei oque faria no lugar dessas empresas, afinal qualquer governo desses países são clientes gigantescos.

    • Não creio que a pirataria seria um risco nesse caso. Qualquer site de torrent disponibiliza imagens do MacOS. E cd da SAP também não é muito difícil de encontrar. Aliás, o problema na SAP é instalar e parametrizar o produto nos clientes. Ter acesso ao código-fonte não mudará muita coisa…

    • OverlordBR

      “É uma situação complicada, caso de segurança nacional,”

      Pior que não é complicado de resolver: só não utilizar mais produtos da Apple ou da SAP no governo russo. Até porque existem alternativas.

      • Aleandre Da Silva Costa

        Produtos da apple são substituidos com certa facilidade, mas trocar o SAP não é uma tarefa simples, talvez tão complicado como trocar de sistema operacional dependendo da dependência que o governo russo já tenha do maior ERP do mundo.

        • OverlordBR

          Sim, o caso da SAP é mais complicado… mas não é impossível.

          • Paulo Gräbin

            Acredito que concorrentes grandes da SAP, tipo a Oracle, já tenham soluções prontas pra clientes que resolvam sair das soluções de ERP da SAP.

            Mas mesmo assim, não é uma decisão que possa ser tomada levianamente.

  • Toga

    Isso veio depois da descoberta de uma caralhada de serviços e API não documentadas no iOS, pelo menos desculpa ele tem. E como o Cardoso mesmo lembra, espionagem tem de todos os lados. EUA baniram Huawei sem chance de defesa, Alemanha está reforçando uma parceria com a BlackBerry por telefones seguros, a maioria dos países só aceita produtos homologados.

  • DanielBastos

    proteger os direitos e a privacidade dos cidadãos [seu pais aqui] é a desculpa do momento pra fazer qualquer coisa. Aposto uma caixa de cerveja que depois das eleições, alguém da nova turma escolhida (Se vc te fé na urna eletrônica) vai tentar usar essa desculpa pra passar alguma coisa.

  • Eduardo Veiga

    Se a Russia quer segurança dos seus dados é so usar algum sistema operacional de código aberto e obviamente todos os programas também. Não há necessidade alguma de forçar a apple e outras empresas a abrirem seu código

    Mesmo que a Russia tenha sucesso e force a apple a ceder seu código fonte nada impede que a mesma inclua backdoors no seus binários que nao estejam no fonte fornecido

    • Renato Oliveira

      Mas se compilarem o código-fonte disponibilizado, e o que sair for diferente do que tá sendo usado agora (binários diferentes), vai dar pra saber que tem coisa errada.

  • Washington Lins

    Alguém mostra a se38/se37 pro Putin

    • Paulo Gräbin

      Nem todo mundo vai pegar essa.

    • André Maringolo

      abap detected…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis