Meio Bit » Arquivo » Internet » Opera Max ajuda a economizar seu consumo de dados

Opera Max ajuda a economizar seu consumo de dados

Quer dar um boost em seu plano de dados de graça? Tem um app para isso: Opera Max, que promete economizar até 50% dos dados consumidos via mobile

10 anos atrás

opera-max

A Opera apresentou em um evento realizado em São Paulo nesta terça-feira seu mais novo produto voltado ao mercado mobile, desta vez de uma forma um tanto diferente: trata-se do Opera Max, um app para Android que promete auxiliar quem possui pacotes de dados limitados mas que precisa (ou prefere) estar sempre conectado.

A Opera, ao contrário da percepção geral não gerou apenas o melhor navegador que ninguém usa. Ela é uma empresa expert em compressão de dados, e é para isso que o Opera Max serve. A realidade brasileira é bem específica, temos mais celulares do que pessoas e a grande parte dos consumidores utilizam planos pré-pagos. Desses, uma boa parte utiliza planos de dados móveis baratos, consumindo de 3,33 MB a 10 MB por dia a um custo ínfimo, de até R$ 0,50/dia. Só que há um problema: o smartphone não consome dados apenas através dos apps, muitas operações do Android se conectam automaticamente, seja a Play Store e atualizações de aplicativos ou processos internos, e tudo isso é contabilizado. Quando menos se espera, a franquia diária de dados foi para o espaço sem nem mesmo rodar um vídeo do YouTube.

O Opera Max foca na compressão dos dados enviados entre os serviços e o usuário. Ele funciona como uma VPN, interceptando as solicitações e comprimindo os dados que o usuário vai consumir, permitindo uma economia considerável do pacote 3G (por razões óbvias ele não é ativado em modo Wi-Fi, assim como não compacta dados criptografados de apps seguros por questões de segurança). Essa tecnologia foi herdada pela compra da Skyfire e pela expertize em compressão já utilizada em seus navegadores. Com isso, a Opera garante que é possível economizar até 50% do pacote de dados.

O app em si não é novo, a diferença é que agora ele conta com servidores dedicados em São Paulo, atendendo a toda a América Latina. Voltado principalmente para apps de fotos e vídeos, a economia verificada em serviços como YouTube, Vine e Instagram é considerável, principalmente para quem depende de pacotes pré de dados. O Opera Max roda em segundo plano e permite uma customização em partes do que vai consumir dados ou não: você pode impedir quais aplicativos se conectarão em 3G ou não, mas não dá para determinar quais você deseja que sejam compactados ou não: o app entende que qualquer comunicação, exceto criptografadas são passíveis de compressão por padrão. E por fim, como se trata de uma VPN a segurança do app é reforçada e segundo representantes, a prova de interceptadores.

A intrface é bem simples, o Opera Max detalha seu consumo diário e mensal, mostrando quanto de dados foi consumido e economizado.

O app é gratuito e pode ser baixado aqui para seu Android. Como as políticas da Apple não permitem esse tipo de aplicação no iOS, a Opera informa que o Opera Mini foi remodelado e já conta com recursos mais apurados de compressão de dados.

relacionados


Comentários