Meio Bit » Arquivo » Internet » Bot flagra Rússia editando wiki sobre queda do voo MH-17

Bot flagra Rússia editando wiki sobre queda do voo MH-17

Bot de Twitter flagra órgão governamental russo editando wiki sobre a queda do voo MH-17, isentando a Rússia e separatistas e culpando o exército ucraniano

10 anos atrás

malaysia-airlines

Enquanto todo mundo se pergunta o que diabos pode ter acontecido com o voo MH-17 da Malaysia Airlines, ninguém quer assumir a responsabilidade de tê-lo derrubado do céu. Está todo mundo tirando o seu da reta e pondo a culpa nos outros: o governo da Ucrânia diz que foram os separatistas, auxiliados por Moscou. Já a Rússia culpa a Ucrânia. Não vou entrar em detalhes, até porque em breve um artigo mais completo abordará as implicações gerais do ocorrido o Cardoso fez um trabalho bem melhor nesse sentido.

Na internet entretanto a guerra pelo controle de informação já começou. É fato conhecido que existe um bot de Twitter que rastreia edições da Wikipedia vindas de IPs do Capitólio dos Estados Unidos. O que pouca gente sabe é que há um equivalente russo, e ele flagrou o governo editando o wiki sobre a queda do voo.

rugovedits

O bot @RuGovEdits tuita (em russo), assim como seu equivalente ocidental monitora e denuncia quaisquer modificações que sejam feitas em artigos da Wikipedia que possam vir de usuários ou com ligações com o governo de Vladimir Putin, ou de outras fontes que visem alterar a visão dos fatos a favor de Moscou. Quando o wiki sobre a queda do voo MH-17 subiu com a menção original (de que o ataque teria partido de separatistas ucranianos apoiados pela Rússia), o bot detectou edições removendo quaisquer menções ao governo russo, culpando por sua vez o exército ucraniano pelo atentado. Até aí tudo bem, poderia ser ato de separatistas pró-Rússia em busca de desmoralizar a Ucrânia, é compreensível (na guerra, informação é uma arma poderosíssima). Só que uma das edições foi rastreada até um IP pertencente ao VGTRK, um órgão estatal russo que controla boa parte da mídia do país.

Isso é algo com que os órgãos governamentais não contam: mesmo com a política de uma enciclopédia de livre acess a qualquer um, Jimmy Wales não é tão bobo a ponto de permitir que não se possa identificar usuários que postem edições que venham a ser mentirosas ou prejudiciais. A Wikipedia armazena os logs de IPs de todas edições, mesmo as postadas de forma anônima. Aos curiosos, é possível verificar o histórico de edições da wiki em inglês aqui. Atualmente a wiki russa traz os dois lados da história.

No fim fica a lição: se você trabalha para qualquer governo e tenta editar um wiki a seu favor, é bom estar ciente que os bots estão de olho, e vão botar a boca no trombone inevitavelmente.

Fonte: T.

relacionados


Comentários