Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #37 — Aquele com a grande bagunça

SciCast #37 — Aquele com a grande bagunça

Mesopotâmia, que em grego quer dizer “região entre rios” foi uma parte do Oriente Médio banhada pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da atual Turquia e desembocam no Golfo Pérsico, onde hoje se encontra o Iraque. Muitos povos se encontraram e se misturaram ali, aprenderam a extrair da terra seca seu sustento, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Sumérios, Babilônicos, Assírios e Caldeus formaram a "civilização mesopotâmica" e com sua cultura, ciência, arte e deuses desencadearam a aurora da civilização.

10 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Mesopotâmia, que em grego quer dizer “região entre rios” foi uma parte do Oriente Médio banhada pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da atual Turquia e desembocam no Golfo Pérsico, onde hoje se encontra o Iraque. Muitos povos se encontraram e se misturaram ali, aprenderam a extrair da terra seca seu sustento, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Sumérios, Babilônicos, Assírios e Caldeus formaram a “civilização mesopotâmica” e com sua cultura, ciência, arte e deuses desencadearam a aurora da civilização.

Os mesopotâmicos criaram o primeiro livro já registrado, O Gilgamesh, inventando assim o próprio registro histórico em si. Sem os mesopotâmicos, a civilização atual poderia ser bem diferente da maneira como é hoje. As escolhas que fizeram, os riscos, a energia que investiram em suas idéias e buscas, resultaram no mundo que conhecemos. No episódio de hoje do podcast sobre História mais divertido da internet brasileira (nunca serão), viajaremos rumo ao crescente fértil e seus arredores, trazendo mais situações inusitadas e conflitos sem fim. Conheça aqui a grande bagunça que foi a aurora da civilização nesta aula épica sobre a Mess Opotâmia.

Não perca seu olho se você precisa dele, pague o peso do seu inimigo em ouro, nomeie corretamente os rios a montante e a jusante, tire sarro dos hebreus sem ser hebreu e corra para as montanhas com SilmarRonaldoBárbaraMatheus (Prof. Barbado) e Marcelo (Guaxinim).

Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

relacionados


Comentários