Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google pode disponibilizar backup de apps para o Android

Google pode disponibilizar backup de apps para o Android

Rumor: Android pode receber ferramenta nativa de backup e restauração avançada, capaz de salvar todos os dados do aparelho via Play Store

10 anos atrás

android-backup

Se há uma coisa um tanto chata toda a vez que trocamos nossos smartphones Android é o caso dos backups. Diferente do iOS, onde você pode criar uma imagem de seu iGadget até através da nuvem com todos os seus dados e informações dos apps, no robozinho isso não ocorre: se você adquirir um novo aparelho ou perder o antigo, infelizmente seus dados foram para o espaço.

O Android salva nativamente algumas informações básicas do usuário, e há ferramentas de terceiros que fornecem um backup mais amplo. Porém, para salvar tudo de seu smartphone só tendo acesso root. Uma funcionalidade nativa seria bem-vinda, e segundo fontes o Google está trabalhando nisso.

As informações divulgadas até o momento são um tanto vagas, mas indicam que o Google pretende dotar o app da Play Store da capacidade de efetuar um backup completo do smartphone, não só das informações do usuário, como também dos apps instalados e mais importante, de seus dados. Ao adquirir um novo Android, a opção de restaurar o backup de um determinado dispositivo antigo apareceria na primeira vez em que o smartphone ou tablet é ligado. Assim ficaria a critério do usuário escolher qual backup ele gostaria de restauras, para o caso dele possuir mais de um Android. As fontes dizem que a operação será customizável, com a opção de escolher qual app restaurar ou não de uma lista.

android-backup-001

Ainda assim é preciso encarar esse rumor com certa cautela: ainda não está 100% claro se os "dados" ditos que o usuário poderão restaurar serão arquivos pessoais salvos no aparelho ou se os dados dos aplicativos. Eu apostaria em ambas possibilidades, principalmente se o Google pretende introduzir um recurso útil de verdade e que desestimule em alguns a necessidade de apelar para o root dos dispositivos. De qualquer forma, o recurso ainda estaria em fase de desenvolvimento e pode demorar um pouco para aparecer no Android (talvez esteja disponível no Android L). Ainda assim poder fazer um backup completo de seu smartphone ou tablet sem ter que se preocupar em perder seus dados é algo que faz muita falta no robozinho.

Fonte: AP.

relacionados


Comentários