Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Que tal comprar uma das câmeras de Ansel Adams?

Que tal comprar uma das câmeras de Ansel Adams?

E no dia 9 de julho vai ser leiloada, junto com mais algumas quinquilharias, uma câmera de grande formato que pertenceu ao mestre Ansel Adams. Nessas horas que é triste ser pobre.

10 anos atrás

Ansel Adams é um dos fotógrafos que fez história na fotografia. Seu trabalho é reconhecido no mundo inteiro, tanto pela importância histórica quanto pela qualidade artística. Quem  conhece um pouco da história da fotografia já deve ter esbarrado em pelo menos uma de suas famosas imagens de paisagens dos parques nacionais americanos. Agora, se você estiver disposto a desembolsar uma boa grana, é possível ter em casa uma das câmeras utilizadas pelo mestre.

No dia 09 de julho a Revival Auction Company vai levar a leilão uma câmera Arca Swiss 4x5 que Ansel Adams utilizou entre os anos de 1964 e 1968. Segundo os apontamentos do vendedor, a câmera está em excelente estado de conservação  e que, tanto obturador quanto diafragma, estão funcionando perfeitamente. Porém, duvido que o comprador esta relíquia vai sair por ai fotografando com ela. O fato de ter pertencido a um dos grandes fotógrafos do século XX, e por estar em perfeitas condições, faz com que o lance inicial da câmera fique em US$ 300.000,00. Sinceramente, creio que o valor de venda vai ficar muito acima disso. O mercado de leilões de câmeras fotográficas raras está atingindo cifras gigantescas nos últimos anos e alguns outros materiais do fotógrafo já atingiram valores bem mais altos.

A câmera em questão foi presenteada por Adams para sua assistente Liliane DeCock, que trabalhava para o fotógrafo em tempo integral. Ela ficou com a câmera até falecer em 2013, passando sua guarda para seu filho, que agora decidiu ganhar um cascalho com o equipamento. A câmera não vai a leilão sozinha. Ela faz parte de um lote contendo várias imagens do fotógrafo e várias câmeras Leica.

Infelizmente esse é um mundo que não nos pertence, mas imaginem ter um pedaço da história da fotografia em sua casa.

ansel adams_leilão

relacionados


Comentários