Como Einstein estragou a Copa do Mundo

einstein_soccer

Imagem descaradamente kibada do ceticismo.net

Nos velhos tempos era a pátria de chuteiras, o país unido, os olhos no infinito, o radinho na orelha, a outra mão no coração. Milhões prendiam a respiração, Pelé driblando lindamente, Carlos Alberto recebendo e armando o passe, o locutor tentando acompanhar a bola nos pés de Rivelino e sua Patada Atômica. Mais rápido que a esperança, era GOL DO BRASIL! Todos juntos gritavam, em casas, janelas, prédios, ruas. GOL, GOL, GOL.

(sobe Nelson Rodrigues. Ehê. Pronto)

Quando todo mundo acompanhava os jogos pelo rádio, e depois pela TV ninguém tinha noção de uma deficiência básica do Universo, determinada por Einstein: a finitude da velocidade da luz. Mesmo sendo a segunda coisa mais rápida do Universo, só perdendo pras Más Notícias, a Luz não se desloca em velocidade infinita.

sumare

Desconsiderando atrasos em processamento, um gol no Maracanã sendo enviado para o transmissor da Rádio no Sumaré, e de lá recebido na minha casa percorre 18,5 km; significa que saberei do gol 61 microssegundos depois que ele ocorreu. Como meu tempo de reação não é muito bom, acabarei comemorando quase no mesmo momento em que um torcedor no estádio ou alguém a 50 km de distância, 166 microssegundos depois, uma eternidade.

Ou seja: se todo mundo ouvir pelo rádio, não importa onde você esteja na cidade, para todos os fins práticos percebe-se o jogo ao mesmo tempo.

No caso da TV o trajeto é o mesmo. O sinal vem do estádio, via link de microondas, passa pela emissora e é transmitido das antenas do Sumaré. Jogos em outras cidades são recebidos via satélite e retransmitidos pelas antenas locais. O atraso é o mesmo pra todo mundo.

Aí veio a TV a cabo e melou tudo.

satellite-tv-4 (1)

Um jogo no Maracanã pode ser acompanhado via rádio, TV local, TV por assinatura via cabo, TV por assinatura via satélite ou streaming via internet. Cada um tem um tempo de transmissão diferente.

Pior: uma emissora a cabo pode escolher usar como fonte de sinal a transmissão via satélite. E se seu link for de fibra óptica, pior. A velocidade da luz no vidro é de 200 mil km/s. Quase 1/3 abaixo da velocidade no ar. Yes, crianças, fibra é “lenta”.

O processo é mais ou menos assim: No estádio a imagem gerada vai para um caminhão que tem um link com um satélite geoestacionário na Órbita de Clarke, a 36.500 km de altitude.  Esse satélite envia o sinal de volta, captado na sede da emissora. Lá o sinal é processado e enviado para a antena local E para outro satélite. SE esse sinal tiver sido vendido para uma operadora de TV por assinatura tipo SKY, será captado, tratado e enviado para OUTRO satélite. Esse satélite, que é o que sua antena da SKY está mirando, transmitirá a imagem final que você capta.

Vamos a um caso ideal, onde só exista o link estádio-satélite-emissora-satélite-casa. São 4 pernas de 36.500 km. São 146 mil km. De cara, perdemos meio segundo. Some a isso o atraso de processamento do sinal e você está vários segundos defasado.

deleimeufilho

Durante Portugal × Alemanha a transmissão via TV Digital no Lumia 630 estava 3 segundos defasada em relação ao jogo na SKY, ambas sintonizadas na Globo. 3 segundos dá tempo de mostrar um exoesqueleto.

Se sua TV é por cabo digital, ainda tem todo o processo de codificar e comprimir o sinal, MAIS o processo de descomprimir.

Se você assiste via streaming, a própria rota dos pacotes TCP/IP irá afetar o tempo de atraso das imagens. Seu provedor não necessariamente fará o mesmo caminho que outro.

Einstein é implacável. Tempo é relativo, nossa percepção não está preparada para lidar com o conceito de coisas acontecendo ao mesmo tempo E em tempos diferentes. Quem escuta a rua gritando gol enquanto a televisão ainda mostra a jogada sendo armada não percebe mas está… vivendo no passado.

Dá para conviver com o perceptivo, irritante mas aceitável atraso nas ligações telefônicas, mas uma conversa com 5 pessoas em continentes diferentes, usando meios de comunicação com tempo de transmissão diferentes logo se tornaria uma confusão só.

Claro, tecnicamente é possível resolver isso, da mesma forma que é feito com games: o servidor central gerencia o tempo de resposta de cada cliente e nivela por baixo. Na prática, NINGUÉM vai querer atrasar sua transmissão para se igualar a um mané qualquer usando 3 satélites pra ver um jogo no mesmo bairro. Portanto, lamento dizer, é um caso de spoiler que não tem jeito. A não ser você vede acusticamente sua sala. Obrigado de novo, Einstein.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Ricardo Fonseca Soares

    Aqui em casa os jogos estou ouvindo pelo rádio e assistindo pela TV com o volume bem baixo. Assim grito gol antes de todo mundo rsrs

    • Isso é cheat, cartão amarelo pra ti! 😛

    • Guilherme

      Assim você sabe que houve o gol antes de ver na TV. Pelo menos você não perde para os vizinhos…

  • Rodrigo Figueiredo Bertelli

    E existem ainda as diferenças entre televisões. Duas TVs diferentes sintonizadas no mesmo canal da Sky podem ter até 1 segundo de diferença.

    • Isso eu não sabia.

      • True Story

        ele deve se referir a latencia… tem umas tvs mais antigas lcd/plasma que a latencia é tao grante q torna impossivel vc por exemplo jogar certos jogos.

        • Jean Franco

          Guitar Hero mandou aquele abraço. Tinha sempre que entrar nas configuração de calibragem para ajustar isso.

          • True Story

            abraço torto ne? pq em qualquer jogo competitivo qualquer latencia atrapalha.

        • Paulo Teixeira

          não necessariamente ele se refere a isso, por ex. tvs digitais podem ter um buffer de audio e vídeo.

      • Victor Veli Cunha

        Na verdade, ele está se referindo ao tempo de buffer. Em transmissão digital, se faz necessário um buffer para que uma interrupção mínima no recebimento não seja perceptível. Cada equipamento tem um tamanho diferente para o buffer. Variando na maioria dos casos, de 500ms a 3s.

    • gabidavila

      Aham, vi muito isso em lojas de TV que tem várias ligadas e sempre tem uma mais rápida que a outra…

      Neymar tava preparando pra chutar pro pênalti e meus vizinhos tudo gritando gol.

      Nem adianta, vou ter que ver o Galvão Bueno falando pra poder tentar ver ao vivo na TV aberta, mas o delay da Sky foi pra uns 5 segundos. Sério mesmo, tava gostando da FOX, maaaas, já viu né?

      O Pior que eu acho que quando o cara foi instalar a Sky, ele “usou” o cabo da antena de TV do prédio, ou seja, tem chance nem de conseguir ver pela TV aberta…

      Vai eu lá tentar pedir pro zelador dá uma olhadinha :B

    • Nil Obermüller Schaupp

      Ou mais, na casa da minha mãe a tv da sala tem atraso de 6s em relação a do quarto …

      • Hollander

        Sim. Idem. Na sala é cabo. No quarto, antena.

    • Ricardo Soares de Oliveira

      Eu noto pela TV da minha vizinha – que fica bem de frente pra janela do quarto dela e é quase impossível não ver/ouvir da área de serviço da minha casa (moro em zona rural): enquanto ela tem SKY e TV de tela plana (LCD/LED/Plasma/whatevah), eu tenho uma UHF no sinal aberto NÃO-digital e uma TV Tubão – a #GloboMente chega a dar um delay de QUINZE segundos da minha pra dela… E isso num dia “bom”!
      Já teve dias que enquanto na TV dela começava um comercial, na minha o mesmo comercial já tinha acabado de terminar. E isso considerando que a retransmissora (de programação) é exatamente a mesma!

    • Guilherme

      Este atraso nas nossas TVs Plasma/LCD/LED/etc é existente mesmo. Tem até mais atraso se você usar cabo HDMI em vez de usar cabo RCA.

  • Xultz

    “Mesmo sendo a segunda coisa mais rápida do Universo, só perdendo pras Más Notícias”
    A dor de barriga é a coisa mais rápido do universo. Nunca dá tempo de acender a luz.

  • Well Dias

    Pelo título, eu jurava que este texto seria sobre Nicolelis novamente. 8-/

    • Luis

      mas acabou sendo estilo seinfeld.

  • Thomaz de Oliveira dos Reis

    E agora isso se torna mais evidente com a TV Aberta digital, que as novas TVs LCDs já pegam de fábrica o sinal digital por torre. Ela já é alguns segundos atrasada em comparação a TV analógica por torre (mesma televisão, mesmo cabo, mesma antena mas sinais diferentes). Ai é questão de escolher: Imagem melhor, ou ser o primeiro a gritar gol.

    • Gabriel Rezende

      Nesse caso rola o processamento de compressão do vídeo. H264 pra ficar botinho e usar pouca banda precisa ser compactado em blocos, o que piora mais ainda.

  • Nil Obermüller Schaupp

    Isto me lembra o jogo de abertura da copa onde eu que não tenho sinal de tv em casa fiquei assistindo por streaming, todo mundo na rua gritando gol e eu ainda vendo o time adversário chutando contra o nosso gol.
    Depois fui contabilizar o tempo de demora, eram 16s de diferença, era tenso ouvir todo mundo gritar gol e voce ainda vendo o jogo sendo armado, desisti e fiquei
    da minha janela assistindo o jogo pela tv do vizinho.

    • Guilherme

      16 segundos é insano… A definição de TV ao vivo é meio estranha mesmo. Mesmo sendo “ao vivo”, estamos na verdade acompanhando um tempinho depois do ocorrido. E 16 segundos seria aceitável, caso os vizinhos não gritassem gol antes.

  • Paulo Correia

    olha que a diferença de decodificação de um equipamento pra outro também é absurda. O sinal para celular, mais comprimido, demora mais ainda.

  • Pedro_SS

    Sempre me indignei com isso ao acompanhar futebol. Quer dizer que a MINHA torcida não adianta nada? Então o fato de eu me concentrar quando o cara vai bater uma falta e torcer pra bola entrar é igual a eu fazer o mesmo vendo um VT da copa de 2002? Lamentável.

    Para eventos ao vivo poderiam colocar uma opção de assistir de forma analógica sem delay, porque daí eu não me sentiria tão enganado.

    • Marcus

      Se vc realmente acredita q sua torcida mudará o resultado da partida…se sentir enganado é o menor dos seus problemas…rs

      • Guilherme

        Ah, mas faz parte da graça ficar gritando para a TV “CHUTA, CHUTA!”, como se o jogador pudesse nos ouvir.

        • Marcus

          Eu sei…faço isso também…estava só sendo implicante, como forma de honrar a maioria dos comentaristas de posts do Cardoso.

  • Bruno Rocha

    Transmissão no rádio até hoje é mais emocionante que na TV. Vale a pena deitar na rede e ouvir.

  • Alessandro Galvão

    É interessante e pertinente esse artigo, pois essa é a primeira Copa “instantânea”. Com os WhatsApp e FaceTime da vida podemos assistir e comentar o jogo com amigos do outro lado do mundo. Tenho um amigo que também mora fora do Brasil e notamos que embora estejamos quase equidistantes do Brasil (ele no Canadá e eu em Portugal), a transmissão da TV francófona de lá é 20 segundos (!) atrasada em relação à transmissão da tv portuguesa, mas a TV anglófona tem delas de “apenas” 10 segundos! O uso de mais satélites explica essa diferença. Ótimo artigo.

  • Daniel Almeida

    Eu notava diferença da TV digital pra TV analógica e depois percebi a diferença da TV HD pra TV digital. Bom que se eu estiver distraído dá tempo de olhar pra TV e ver o gol.

    • Guilherme

      TV digital é melhor que VHS. Pelo menos, de acordo com uma antiquíssima propaganda da SKY.
      (OK, na verdade é mesmo, VHS tem uma qualidade de imagem bem baixa mesmo)

  • TiagoRL

    Pior coisa no mundo é ir no bar assistir um jogo e um zé mané com rádio fica “cantando” os gols antes da hora. Perde toda graça de comemorar.

  • E eu achando que atraso em TV se resumia ao Zorra Total…

  • Portanto, lamento dizer, é um caso de spoiler que não tem jeito.

    Avisa isso pra Fifa que não deixa twittar que foi gol de dentro de um estádio.

  • Paulo Teixeira

    Só um adendo (e espero não ser escrotizado por isso). Einstein não determinou que a luz se move a uma velocidade constante, o que ele fez foi deduzir as implicações de espaço tempo para essas condições. Quem experimentalmente determinou a constante C foram, Hendrik Lorentz e George Fitzgerald no interferômetro de Michelson-Morley. =)

    • Sendo que lá para 1600 e qualquer coisa um tal de Olaf Roemer já tinha tentado calcular a velocidade da luz. Chegou bem perto, dadas as condições e imprecisão dos instrumentos da época (214 milhões m/s, frente os 299 milhões m/s que determinamos atualmente)

      • Paulo Teixeira

        Sim, Mas no caso, é um pouco diferente pois a velocidade já era meio que sabida, o que Michelson e Morley queriam determinar era a velocidade da luz relativa do observador, e descobriram que independente de direção e velocidade, a velocidade da luz era constante. Continuando o desenvolvimento dessa implicação Hendrik e Fitzgerald sugeriram que o tempo se dilata para acomodar as diferenças de observação relativa à distância e tempo e Einstein arrematou.
        Eu gosto de alemão maluco, mas as pessoas tendem a creditar integralmente o mérito a ele, ele deu um ‘tcham’ final e colocou uma equação que descrevia o fenômeno observado, mas as implicações já eram conhecidas antes.

  • Maldito Einstein.

  • Vinícius

    Pior mesmo é o pessoal em 2014 ainda vendo na porra do sinal analógico! Mesmo no sinal digital da Globo temos um delay de 1s. Agora, para minha surpresa, este ano o delay da ESPN/Sportv HD em relação à Globo HD está bem pequeno, coisa menor que 1s. Me surpreendeu, lembro-me da Copa de 2010, a ESPN HD era, pelo menos, 10s mais atrasada que a Globo.

  • Pingback: Sala da Justiça #23 — exoesqueleto do Nicolelis, Dragon V2 e muito mais()

  • Thiago Negherbon

    Sem contar que em alguns formatos, notadamente streaming tanto de vídeo quanto de rádios online, há o tempo de atraso relacionado ao buffer que, geralmente, é de alguns segundos.

  • Robson_Costa

    toda e qualquer informação não pode ser transmitida em velocidade maior que a da luz, então de certo modo vc sempre está olhando para o passado

  • Bruno

    Foda é quando vc ta num lugar que vc ta num quarto assistindo pela sky, e tem alguem assintindo pela tv aberta digital na sala (menos delay) e outra pessoa assistindo pela tv analogica na cozinha. Vc ouve 3 vezes a msm coisa!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis