Meio Bit » Ciência » Usando um método matemático para descobrir a real velocidade do Sonic nos videogames

Usando um método matemático para descobrir a real velocidade do Sonic nos videogames

Você sabe qual a velocidade máxima que o Sonic pode atingir nos games? E se eu te disser que ele pode chegar a ser mais lento que o Mario? Pois é, dá uma olhada nisso!

10 anos atrás

photo-4670

Taí uma notícia que vai deixar todo mundo ouriçado! Háááá… Ok, desculpem.

Mas agora podemos afirmar matematicamente qual é a velocidade máxima que o Sonic pode atingir nos games: 80 metros por segundo, ou 288 km/h. E isso no jogo no qual ele é mais rápido.

Nas primeiras versões ele é bem mais lento. Já explico.

Os caras do Escapist Magazine divulgaram recentemente um vídeo do canal The Game Theorists do Youtube, que contém diversas análises e medidas do personagem e seus ambientes, em vários jogos. E vale à pena trazer isso para nossos leitores do Meio Bit.

Pra começar, eles deixaram claro que o estudo foi feito com base apenas nos games, ignorando os quadrinhos. Bem, eles chegaram à conclusão de que o Sonic mede 1,1 metro de altura.

Então eles mediram o cenário do primeiro ato da fase Green Hill utilizando o próprio ouriço azul como escala, descobrindo assim que ela tem ao todo 259,6 metros de comprimento.

O record de speed run desta fase é de 25 segundos. Isso dá aproximadamente 10 metros por segundo. Peraí: isso dá 36 km/h, se não me falha o meu francês.

calculoSonic

Ou seja, ele é muito lento no jogo original. Se ele fosse rápido à ponto de romper a barreira do som, ele terminaria a primeira fase menos de 1 segundo. E o jogo inteiro seria zerado em menos de um minuto.

Para efeito comparativo, vamos analisar seu principal concorrente. Sim, vamos comparar um ouriço que afirma correr na velocidade do som, com um encanador gordinho:

Na primeira fase do Super Mario Bros. do Nintendinho, usando os mesmos métodos para conseguir a escala, temos 98,1 metros de distância entre o ponto de início e o segundo cano verde:

calculoSonic3

Qualquer gamer consegue fazer o Mario atravessar essa distância em cerca de 5 segundos, em sua velocidade mais lenta, sem contar quando ele pega uma estrela ou outro poder. Isso dá aproximadamente 20 m/s.

É o DOBRO da velocidade do Sonic!

calculoSonic4

O que faz todo sentido pra mim, afinal em várias partes do jogo o Sonic corre a pé atrás do Dr. Robotnik (ou Dr. Eggman, se você preferir) e não consegue alcançar. Estamos falando de um senhor de meia idade pra lá de obeso. E o Sonic não consegue pegar ele na corrida!

calculoSonic6

calculoSonic7

Mas vamos imaginar que o Sonic foi melhorando com o tempo, andou treinando, fez preparação muscular e em Sonic Unleashed conseguimos calcular (usando o mapa da cidade) que o personagem consegue atingir a velocidade de 80 metros por segundo.

calculoSonic8

Isso equivale a 288 km/h. Muito melhor. Daria pra ir de São Paulo para o Rio de Janeiro em cerca de 1 h 30 min. Nada mal. Ainda assim, muito menos que o necessário para que a gente possa chamar o Sonic de super sônico.

Concluímos portanto que o que nos fez pensar que ele era tão rápido, foi justamente o game e o level design.

E talvez ele até tenha sido projetado para ser mais rápido, mas provavelmente ficaria bem difícil de controlar, certo?

Veja o vídeo da explicação:

Game Theory: How Fast is Sonic the Hedgehog?

Ou à partir deste link.

Fonte: EM.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários