Meio Bit » Arquivo » Ciência » Star Trek encontra a realidade: raio trator move objetos usando ultrassom

Star Trek encontra a realidade: raio trator move objetos usando ultrassom

Cientistas escoceses criaram uma versão do raio trator, a mais potente até agora, utilizando ultrassom. Mesmo não sendo um concorrente à altura do de Star Trek, o raio tem poder de tração um bilhão de vezes maior do que os criados até hoje, capaz de mover objetos milhões de vezes maiores.

10 anos atrás

Star Trek

O raio-trator é um velho conhecido de quem acompanha o universo Star Trek. Ele era utilizado para remover naves de situações de perigo ou pelos inimigos para segurar a Enterprise.

Pois cientistas escoceses criaram uma versão do raio trator, a mais potente até agora, utilizando ultrassom. Mesmo não sendo um concorrente à altura do de Star Trek, o raio tem poder de tração um bilhão de vezes maior do que os criados até hoje, capaz de mover objetos milhões de vezes maiores.

O raio foi desenvolvido por físicos da Dundee University e utiliza ultrassom para puxar um objeto triangular oco na direção da fonte do mesmo.

Raio Trator

A Dra. Christine Demore, do Instituto de Ciência Médica e Tecnologia da universidade (IMSAT, da sigla em inglês), disse:

Nós fomos capazes de demonstrar que você pode aplicar força suficiente em um objeto de aproximadamente um centímetro para segurá-lo ou movê-lo, ao aplicar raios duplos de ultrassom.

A equipe, segundo descreve no APS Physics, usou um ultrassom clinicamente aprovado para uso em cirurgia por ultrassom guiada por ressonância magnética.

Demore acrescenta que o conceito existe há muito tempo e que foram necessários dois anos para encontrar os componentes corretos, com muitas outras pesquisas em andamento.

A última experiência foi feita utilizando um prisma triangular, um pouco mais denso do que a água, com aproximadamente cinco centímetros de altura. Outros formatos e tamanhos são possíveis, mas esse é o melhor formato para demonstrar o que está acontecendo. Apesar da semelhança com a ficção científica, o uso mais significativo é na medicina.

Usando um "raio trator", e conhecendo a maneira de moldá-lo, scans e o tratamento do câncer podem ser melhorados. Ele pode permitir o tratamento direto de tumores, guiando uma cápsula de medicamento que libere seu conteúdo em um ponto específico.

Demore conclui afirmando que tudo depende da compreensão do formato a dar ao raio para ter o resultado desejado. A pesquisa pode levar a um grande avanço nas técnicas terapêuticas que utilizam ultrassom.

Fonte: Nerdoholic.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários