Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografando um conto de fadas no fundo do mar

Fotografando um conto de fadas no fundo do mar

Benjamin Von Wong prova mais uma vez que planejamento e criatividade é essencial para um ensaio fotográfico impactante, mesmo que ele seja debaixo da água.

10 anos atrás

Benjamin-Von-Wong_underwater

Hoje todo mundo acaba utilizando o Photoshop para baratear produções, e também para deixar tudo mais simples. O trabalho do fotógrafo simplificou e o editor da imagem ganhou mais peso em toda a produção. Nos resta fotografar em fundo branco e deixar o editor fazer a verdadeira mágica. Porém, ainda existem fotógrafos com muita criatividade e que possuem bala na agulha para bancarem grandes produções. Um destes fotógrafos é  Benjamin Von Wong que decidiu, simplesmente, fotografar um conto de fantasia debaixo da água. Sim, nada de fusão de imagem. Aqui a coisa foi feita da maneira antiga. E ele só precisou de duas modelos, uma equipe de mergulhadores e um antigo naufrágio. E não é que a coisa ficou bacana.

Conseguir que uma equipe tão grande trabalhe certinho em uma produção aquática já é um grande desafio. Mas as coisas não pararam por ai. Ele não poderia trabalhar com modelos normais, por conta dos grandes períodos submersos sem respirar. Deste modo foi necessário procurar por mergulhadoras que tivessem experiência nessa atividade. Outro problema foi em relação às roupas que seriam utilizadas, pois peças comuns seriam destruídas pela água do mar. Tudo se resolveu com a parceria com um designer de moda que produziu roupas especiais para a ocasião. Não foi possível utilizar assistentes normais nessa produção, pois eram necessários pessoas com experiência em mergulho e alguns que fossem da região e conhecessem os destroços do navio onde as fotos seriam feitas. E por último, não foi possível utilizar equipamentos de iluminação. Todas as fotos deveriam serem feitas com a iluminação natural ou com o flash da câmera. Ou seja, tudo deveria ser planejado milimetricamente. Fechando o pacote, Von Wong se utilizou de uma Nikon D90 para fazer as fotos. Junto temos uma lente 12-24mm f/4 e uma caixa estanque especial para o equipamento.

Muito planejamento, uma equipe especializada e um equipamento relativamente modesto. E o resultado foi fantástico. Vejam abaixo o vídeo da empreitada.

relacionados


Comentários