Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft adverte usuários contra update "hackeado" do Windows XP

Microsoft adverte usuários contra update "hackeado" do Windows XP

O hack, que consiste de uma alteração no registro do sistema operacional, faz com que ele apareça como outra versão que será suportada até 2019.

10 anos atrás

Windows XP

Essa semana começou a circular uma dica de como "enganar" o update da Microsoft e atualizar o Windows XP, que não recebe mais suporte desde abril.

O hack, que consiste de uma alteração no registro do sistema operacional, faz com que ele apareça como outra versão que será suportada até 2019.

A Microsoft adverte que as pessoas podem ter problemas ao fazer essas instalações:

Os updates instalados são para o Windows Embedded e o Windows Server 2003, e não protegem completamente o Windows XP. Usuários do Windows XP podem também ter problemas no funcionamento de suas máquinas, já que esses updates não são testados no Windows XP.

O governo do Reino Unido pagou à Microsoft por mais um ano de updates, para dar tempo do setor público migrar para um sistema mais moderno. Outros países, incluindo a Holanda, negociaram acordos parecidos.

Logo após a Microsoft encerrar o suporte ao Windows XP foi descoberta uma falha de segurança no Internet Explorer, que foi amplamente explorada por hackers e permitia ganhar controle de um computador à distância. Nesse caso a Microsoft abriu uma exceção e lançou um update de segurança para o Windows XP.

Na época especialistas em segurança alertaram sobre a importância de trocar de sistema operacional, já que o problema com o Internet Explorer era apenas a ponta do iceberg sem os updates de segurança.

O Windows XP sobreviveu por 13 anos e quando o suporte foi extinto era utilizado em aproximadamente 430 milhões de computadores mundo afora, ou 20% das instalações Windows.

Fonte: The Guardian

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários