Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nexus 8 pode ser o primeiro tablet Android com chip Tegra de 64 bits

Nexus 8 pode ser o primeiro tablet Android com chip Tegra de 64 bits

Referências no código do Android indicam que o Nexus 8 será o primeiro tablet Android a contar com um SoC Tegra de 64 bits, fazendo frente à linha iPad

10 anos atrás

nexus-8-google-i-o

Muito se ouviu falar do tal Nexus 8, o suposto futuro novo tablet do Google com Android puro. Até o presente momento sabe-se que ele é real, pois Mountain View está fazendo de tudo para mantê-lo em segredo: desde corrigir a imagem no site do Android, substituindo o protótipo pelo Nexus 7, até remover as referências no código que falavam dele e de um suposto set-top box.

Só que a comunidade não descansa e nunca dorme, e continuam vasculhando documentos e código-fonte em busca de qualquer referência que indique quem vai fabricar o tablet (há indícios de que o Google vai deixar a tarefa a cargo da HTC), ou data de lançamento ou ainda suas especificações. A mais recente descoberta dos hackers de plantão faz referência justamente ao SoC do dispositivo, e caso seja confirmado fará do Nexus 8 um dos mais potentes do mercado, rivalizando com os iPads em termos de performance.

De acordo com o site myce, novas entradas foram encontradas na source do Android (clique na imagem para ampliar), entre elas uma fazendo referência ao chip integrado do tal tablet. Que atende pelos codinomes "Flounder" e "Volantis". A entrada diz que o aparelho virá com um chip de 32 bits, entretanto outra referência também menciona a presença de SoCs de 64 bits. Claro, há a possibilidade de que os planos de adicionar um chip da nova arquitetura não sejam levados para a frente (a entrada diz "stick to 32 bit for now").

myce-source-thumb

Em todo caso, a entrada também diz que a nVidia seria a responsável por fornecer chips ao Nexus 8, o que pode significar que se ele for disponibilizado nas duas versões, ambos virão com o chip Tegra K1. Lembrando, a performance do chip de 32 bits já se mostrou promissora em benchmarks iniciais, e caso o modelo de 64 bits chegue mesmo às lojas o tablet será um dos mais poderosos disponíveis, para desespero do Laguna.

O mais provável é que o Nexus 8 seja apresentado na conferência Google I/O, com grande probabilidade de ser ele o dispositivo-vitrine do Android 4.4.3 KitKat. Um estranho tablet, muito similar ao das primeiras imagens vazadas apareceu no site oficial do evento, o que indica que nem o Google está mais fazendo tanta questão de escondê-lo. Resta esperar para ver o quevem por aí.

Fonte: M.

relacionados


Comentários