Meio Bit » Arquivo » Internet » BREAKING NEWS! CNN é destruída por asteroide gigante

BREAKING NEWS! CNN é destruída por asteroide gigante

Gafe: CNN publica matéria de “jornalista amador” dizendo que asteroide do tamanho de Manhattan vai se chocar com a Terra no dia… 35 de março de 2041.

10 anos atrás

asteroid-impact

O bom do avanço das tecnologias móveis no que compete ao jornalismo é a agilidade e a disponibilidade. O Cardoso já discorreu sobre isso mas não custa nada relembrar: outrora um "jornalista amador" que estivesse no lugar certo, na hora certa conseguia uns trocados vendendo seus vídeos e fotos de acontecimentos para grandes veículos de mídia, quando esses não tinham como cobrir oficialmente. Por outro lado, as emissoras não davam crédito ao autor, colocavam "cinegrafista amador" e pronto, era uma forma de se manter no controle, embora tenha perdido o furo da notícia.

A CNN resolveu fazer diferente ao finalmente conceder créditos de filmagens aos amadores, divulgando seus nomes. O iReport é a sua ferramenta própria, em que qualquer um pode subir suas filmagens ou fornecer suas fotos, em troca de divulgação de seu trabalho devidamente reconhecido (e não pago) em rede nacional após passar pelo crivo da rotação.

Essa é a teoria. O problema é que fornecer um canal direto do cinegrafista com a redação gera muito ruído, e nem sempre o estagiário dá conta de todo o material que recebe: ou ele manda para o lixo material relevante ou aprova sem ler matérias absurdas. Foi o que aconteceu.

cnn-asteroid-thumb

Na imagem da matéria aprovada (clica que amplia) e que já foi devidamente removida (sem pedidos de desculpa, detalhe) o usuário de nome "Marcus575" diz que "a vida na Terra será extinta daqui a 30 anos", já que o JPL detectou "um gigantesco objeto do tamanho de Manhattan" a caminho da Terra. Ele usou da famosa regra de convencimento de "falar com convicção", ao dizer que o asteroide de 16 km de comprimento e que se encontra a 51 milhões de quilômetros de distância foi detectado com o telescópio espacial NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), e que ele será atirado contra nós após ser desviado pelo campo gravitacional de Marte.

A cereja do bolo: o tal "jornalista" disse que a data prevista de impacto seria no dia... 35 de março de 2041. Então tá.

Óbvio, como estamos falando de CNN foi um barata voa, muita gente comprou o factoide, caos na internet, aquela coisa. Problemas: em primeiro lugar o maior objeto que o NEOWISE já detectou tem meros 3 km de diâmetro. Amy Mainzer, a principal investigadora do NEOWISE ficou bem azeda com o ocorrido, com razão. Além disso, se um objeto tão grande tivesse sido detectado, não seria um freelancer qualquer que soltaria essa notícia; TODOS os astrônomos estariam pirando neste momento.

Por isso, tão importante quanto checar as fontes do lado do jornalista, é a redação checar as matérias ANTES de sair publicando notícias falsas e pegadinhas. A CNN aprendeu da pior maneira que facilitar muito o canal entre o público amador e uma redação de verdade pode causar grandes problemas, principalmente se você deixa a triagem na mão do estagiário. Afinal, a culpa é sempre dele.

Fonte: BA.

relacionados


Comentários