Meio Bit » Arquivo » Internet » Hacker sequestra Macs e iGadgets de usuários australianos

Hacker sequestra Macs e iGadgets de usuários australianos

Usuários australianos reportam que seus iPads, iPhones e Macs foram bloqueados por hacker via invasão de contas do iCloud; o mesmo exige resgate em dinheiro

10 anos atrás

thief

Um bom número de usuários australianos de iPhones, iPads e Macs estão passando por uma tremenda dor de cabeça. De acordo com informações do Sidney Morning Herald um hacker sequestrou diversos dispositivos e está exigindo um resgate em dinheiro para liberar os mesmos.

Segundo as primeiras informações compartilhadas num tópico no fórum de suporte da Apple, o hacker chamado Oleg Pliss invadiu diversas contas do iCloud, bloqueando dispositivos atrelados às mesmas. O mesmo então utilizou o recurso Modo Perdido, que pode ser ativado tanto pela conta quanto pelo Find My Device para enviar mensagens aos usuários, exigindo um resgate que varia entre 50 e 100 dólares.

Os usuários lesados devem depositar o dinheiro em uma conta anônima do PayPal, identificada como atrelada ao endereço de e-mail [email protected] para terem seu acesso normalizado. Curiosamente o serviço de crédito afirmou que não há nenhuma conta ligada a esse endereço específico em seu banco de dados, porém dadas suas últimas presepadas essa declaração não inspira muita confiança.

mac-made-hostage

A Apple não se pronunciou sobre a brecha de segurança até o momento, mas já teria contactado as autoridades australianas em busca de uma solução para o problema. Sobre o que pode ter acontecido, o mais provável é que o hacker teve acesso a esses dispositivos através de brechas de segurança em outros serviços, e aproveitou a sorte ao utilizar a mesma senha de um determinado serviço/conta no iCloud. Isso explicaria por que a invasão não é generalizada.

Em todo caso vale o velho conselho: evite utilizar a mesma senha em diversos serviços, troque-as frequentemente e utilize combinações complexas de números, letra, caracteres especiais e maiúsculas/minúsculas. A verificação em duas etapas aumenta a segurança em Macs e iGadgets, entretanto ela ainda não está disponível no Brasil. Curiosamente a Austrália é um país em que ela pode ser ativada, mas pelo visto os usuários não deram muita bola para o feature.

Fonte: CoM.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários