Meio Bit » Arquivo » Internet » Isoscope — este mapa pode dizer o quão longe você pode ir em até 10 minutos

Isoscope — este mapa pode dizer o quão longe você pode ir em até 10 minutos

O quão longe você pode ir dirigindo seu automóvel pela cidade em 10 minutos? Este mapa permite que você escolha uma cidade e, em seguida, mostra como as condições de tráfego afetam o trânsito em vários momentos do dia, em diferentes dias da semana!

10 anos atrás

Laguna_Isoscope_Fortaleza

Se você partir do Estádio Castelão, isso é o mais longe que seu carro chega em 10 minutos numa manhã BEM tranqüila de segunda-feira (Clique aqui para ver em Full HD)

Graças ao desconfortável transporte público no Brasil, muitas pessoas investem em carros particulares e colaboram com os congestionamentos de trânsito: por mais que você tenha pressa para chegar a um lugar que normalmente está a 5, 10 minutos de distância de carro, paradoxalmente seu automóvel colabora com o engarrafamento próximo do destino e que te deixa parado por mais de meia hora.

Bom, agora temos um mapa que prova isso. Ou quase. Se você digitar o nome de sua cidade no Isoscope e marcar um ponto no mapa, ele vai mostrar o quão longe você pode ir dirigindo seu automóvel pela cidade em dois, quatro, seis, oito e até 10 min.

Isso, claro dependendo do horário e do dia da semana, dois ajustes que também estão presentes no Isoscope: uma teia azul clara vai cobrir o mapa de trânsito e mostrar exatamente o quão longe você consegue ir. Se estiver a pé, a região máxima alcançada fica em azul mais escuro e normalmente é bem menor, a não ser que você seja um pedestre como The Flash ou outro X-Men.

Ao contrário de outros aplicativos que planejam seu trajeto pela cidade, que normalmente tentam adivinhar o quão demorado é o caminho mais curto que vai do ponto A ao ponto B, o Isoscope ilustra o quanto os congestionamentos afetam a vizinhança toda: o trânsito seria mais tranqüilo no caminho que alcançaria a área mais distante do ponto inicial.

Quando o programa estava rodando como planejado, pela primeira vez, nós estávamos totalmente viciados e não conseguíamos parar de explorar e comparar cidades.”

É fascinante o quanto o Isoscope revela sobre a infra-estrutura local em geral. Mesmo sem conhecer pessoalmente um lugar, pode-se especular sobre sua configuração urbana apenas examinando as teias correspondentes no Isoscope.” — Sebastian Kaim, um dos desenvolvedores.

Sebastian Kaim desenvolveu o Isoscope com seus dois colegas, Flavio Gortana e Martin von Lupin, da turma de mobilidade urbana da Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam, Alemanha. Os mapas são fornecidos pelo Nokia HERE e os dados de trânsito baseiam-se na velocidade máxima permitida nas vias, bem como o histórico do tráfego na região.

Enfim, enquanto qualquer um que precisa se deslocar regularmente dentro de uma grande cidade sabe como é complicado o tráfego, esses designers aí querem oferecer uma perspectiva diferente e inspirar um novo pensamento sobre o grau de congestionamento que as pessoas podem aceitar como inevitável. Melhor exigir das prefeituras mais corredores exclusivos de ônibus e mais estações de metrô.

Fonte: FastCompany via Engadget.

relacionados


Comentários